Imprensa
MULHERES EMPREENDEDORAS

Evento do CMEC é prestigiado por mais de 100 mulheres na sede da CACB

Encontro contou com palestra sobre inserção das mulheres nas Forças Armadas e presença de lideranças femininas internacionais

26 de março de 2024 às 09:48

O Ciclo de Palestras do CMEC (Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura) 2024 e reunião do Conselho movimentaram a sede da CACB, em Brasília, nesta segunda-feira (25/3). O evento contou com abertura da presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, e a palestra “Mulheres no Comando” ministrada pela comandante da Escola Superior de Defesa, major brigadeiro e médica Carla Lyrio Martins. Também houve a participação de importantes personalidades femininas que fazem parte da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS+ (BRICS WBA), representando países como Rússia, Índia e África do Sul.

Durante a palestra Mulheres no Comando, a major brigadeiro Carla Lyrio Martins falou sobre as oportunidades e desafios durante sua trajetória de 34 anos na carreira militar, em um ambiente majoritariamente formado por homens. Mineira de Belo Horizonte, Carla comentou sobre o cenário de transformação e equidade de oportunidades na Aeronáutica que, segundo ela, se fortaleceu no início dos anos 1990.

“Percebo que as mulheres já foram incluídas nas Forças Armadas. Não integradas, mas incluídas, ampliando o número e a qualificação das profissionais. Hoje as mulheres são 20% do efetivo da Aeronáutica e ocupam 23 de cargos de liderança. “Somos exemplo e inspiração”, disse ela.

Participação internacional

“O CMEC tem uma força de rede que mobiliza diversas mulheres. Vamos falar sobre oportunidades, sobre olhar o mundo de maneira diferente e abrir todas as janelas”, propôs a presidente no Brasil da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS+ e consultora de Comunicação da CACB, Monica Monteiro. Fazer o intercâmbio não é fácil, diz ela, é preciso ter apoio e se planejar. “O CMEC pode dar todo o apoio para as mulheres empreendedoras começarem a exportar”.

Já a representante da Rússia, Natalie Versh, anunciou que o país está desenvolvendo um grande projeto global de plataforma digital para o BRICS, que será apresentado ainda neste ano. De acordo com ela, o sistema vai permitir encontrar parceiro comerciais e oportunidades de conexão. “Hoje a aliança do BRICs inclui mais da metade da população global. Temos muito recursos, resiliência e uma economia em crescimento”, disse Natalie.

A representante da África do Sul, Lebobang Zulu, reforçou a importância da cooperação internacional com lideranças femininas. A economia mudou e isso impacta nos negócios de mulheres em todo o mundo. Essas mudanças representam liberdade e oportunidades para crescermos, encontrarmos espaços e fazermos a diferença”, frisou Lebobang.

O evento contou com participação da senadora Damares Alves, e da ex-ministra da Mulher, Cristiane Brito e da secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira. Durante o encontro, também houve a posse da nova conselheira do CMEC, Elizabete Vivone, que ocupará o cargo de diretora Jurídica.

Confira as fotos no link: https://www.flickr.com/photos/_cacb/albums/72177720315694590/with/53613040251

 

 

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel