Um time de mulheres empreendedoras que inspira outras mulheres. Foi com esse clima de troca de experiências que ocorreu o jantar de confraternização do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB, realizado na terça-feira (3/10), na sede da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em Brasília.
O evento foi prestigiado pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e contou com conselheiras e consultoras do CMEC de diversos estados, além de lideranças femininas que ocupam cargos no Executivo Nacional e Distrital e empreendedoras que são referências de sucesso.
A presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, lembrou destacou a existência de um Termo de Cooperação do conselho com o Ministério das Mulheres para iniciativas conjuntas. Ela comentou ainda que durante à tarde, em visita do grupo de representantes ao Senado, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, disse que via o CMEC como “um porta-voz para o Senado”.
Para ela, o evento promovido pelo Conselho foi um sucesso. “O CMEC é isso: um propulsor de ideias, que cria projetos e dissemina para o país inteiro. Estamos crescendo cada dia mais e um encontro como esse, repleto de autoridades e mulheres que inspiram, é um orgulho para nós”, declarou Ana.
“O lugar de mulher é fazendo empreendedorismo, lidando com finanças e negócios. É fundamental lutarmos para estarmos onde quisermos, seja no empreendedorismo, na política ou nas redes sociais”, destacou a ministra Cida Gonçalves. O encontro celebrou a concretização de parcerias importantes, como com a Uber, com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e com a empresa de tecnologia Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.
Capacitação e melhoria do ambiente de negócios
Por meio da parceria com a CACB, a Meta já iniciou uma série de capacitações nas Associações Comerciais para ensinar como empreender usando as redes sociais. “Temos a missão de aproximar e dar voz às pessoas. Queremos abrir caminhos para que as mulheres possam ir cada vez mais longe”, disse Kaliana Kalache, head de Políticas Públicas da Meta.
A diretora-geral do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destacou que quase 40% dos empreendedores no país são mulheres e que 26% do PIB nacional se concentra nas micro e pequenas empresas. “O Sebrae, em parceria com outras instituições, como o CMEC, é um canhão de possibilidades que pode contribuir para muitas vidas”, afirmou.
O deputado federal Joaquim Passarinho (PL/PA), que preside a FPE, defendeu uma melhoria no ambiente de negócios para diminuir a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres e também das regiões do país. “Nossa ideia é debater temas importantes e gerar soluções para o empreendedorismo, como diminuição da burocracia e melhoria da competividade das empresas”, pontuou.
“Aqui se celebra um avanço. Sabemos da dificuldade de tirar projetos do papel e no CMEC isso acontece. Vemos com muito entusiasmo a oportunidade de compartilhar esses resultados e fazer a diferença”, comentou a secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani.
Para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o evento traz motivação e ânimo para as empreendedoras. “Saímos desse encontro enriquecidas, motivadas e energizadas ao ver exemplos de mulheres que contribuem tanto para o desenvolvimento do país. Temos que abrir cada vez mais espaços para que mais mulheres subam juntas”, afirmou.