O Poder da Rede, um projeto da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, com foco no desenvolvimento das entidades empresariais do sistema, passou por mais uma cidade. Durante três dias, presidentes e executivos das federações e associações goianas debateram sobre a relevância de participar de um coletivo empresarial.
O programa, que utiliza a metodologia do Empreender e do AL-Invest Verde, é dividido em quatro módulos que tratam da cultura associativista, de gestão, desenvolvimento local e prestação de serviços. O objetivo é a capacitação do pessoal administrativo visando a um atendimento cada vez mais eficiente e assertivo para o empresariado, bem como a sensibilização dos gestores para a melhoria da representatividade.
“No estado do Goiás, a primeira etapa do programa foi um sucesso total. Foram dias de muito treinamento e qualificação, sendo um momento voltado aos presidentes das associações e outro focado na capacitação da rede de colaboradores”, disse o presidente da Facieg, Márcio Luiz.
“Esta iniciativa é fundamental para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e para o crescimento da nossa instituição. Agradeço sinceramente pelo compromisso com a excelência e pela oportunidade de participar deste importante programa”, declarou Lucas Resende, presidente da Associação Comercial e Industrial de Orizona (Acior).
Para a presidente da ACIJ, Patrícia Machado, implementações devem ser feitas nas associações. “Somos privilegiados em ter um trabalho de tanta qualidade para fortalecimento das nossas ACEs. Jaraguá está motivado e ansioso para começar as práticas e planejamento específico para nossa realidade”.
O consultor Amarizio Costa, da Aciag, de Aparecida de Goiânia, destacou a qualidade do treinamento: “Simplesmente extraordinário. Instrutores com conhecimento, experiência e boa vontade em contribuir”.
O programa Empreender é desenvolvido pela CACB e já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente está sendo implementado em diversas associações comerciais. A metodologia busca o fortalecimento das micro e pequenas empresas: consiste na união dos empresários em pequenos núcleos de um mesmo segmento, para aumentar a competitividade por meio da parceria.
O AL-Invest Verde é um programa da confederação, liderado pela sequa e financiado pela União Europeia, que busca promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina. Para isso, investe em projetos e inovações que favoreçam uma economia circular e de baixo carbono.
Rondônia, Alagoas, Paraná e Tocantins já estão confirmados para receber as sensibilizações e capacitações nas próximas semanas.