1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / #11WCC

Especialistas abordam arbitragem como opção para resolução de conflitos empresariais

Para o advogado Carlos Teixeira, o método deve ser pensado como opção antes mesmo da assinatura de um contrato

12 de junho de 2019 - 18:27

Com a internacionalização dos mercados aliada às barreiras protecionistas de alguns países contra produtos estrangeiros, a arbitragem, como meio de resolução de disputas empresariais, tornou-se fundamental para empresas que atuam no mercado internacional. Problemas relacionados à tributação, ao câmbio, aduaneiros, transporte, seguros e contratos das mercadorias são os principais entraves que levam ao conflito.

O sócio diretor Jurídico Penal e de Compliance da Todde Advogados, Carlos Henrique Nóra Sotomayor Teixeira, disse que todo empresário, quando vai assinar um contrato, deveria pensar na arbitragem antes de assinar, por se tratar de um tribunal com uma abordagem mais estruturada do que outras formas de resolução de disputas, pois tem todos os procedimentos alinhavados.

“Os elementos que diferenciam a arbitragem do litígio judicial são a confidencialidade, a flexibilidade, a opção de escolher o árbitro, a possibilidade de resolução rápida e o baixo custo”, destacou.

A declaração foi dada durante o workshop “Ferramentas para o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de disputas extrajudiciais”, realizado nesta quarta-feira (12), durante o 11th World Chambers Congress.

Também estiveram no painel a vice-presidente da Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial (Ciac), Macarena Letelier, e o secretário-geral da Câmara de Comércio de Barcelona, Xavier Coronas. A moderação foi feita pelo conselheiro da Corte Internacional de Arbitragem da ICC Brasil, Gustavo Scheffer.

 

Por Erick Arruda da Assessoria de Comunicação do #11WCC

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311