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Especialista fala da importância da comunicação na transformação digital

Jordana Saldanha explica como e quais ferramentas utilizar para que as empresas entrem na era digital

12 de fevereiro de 2021 - 10:54

Comunicação é uma palavra pequena, mas muito abrangente e é preciso muito estudo e dedicação para entender como ela pode auxiliar em vários processos dentro de uma empresa. A ideia é de Jordana Saldanha, jornalista, especialista em marketing digital e fundadora da Be nutri, que palestrou na quarta-feira (10) sobre “O que muda na comunicação dos negócios com a Transformação Digital?”, na Academia do Associativismo da CACB.

Segundo ela, a transformação digital, apesar de ser muito falada hoje em dia, não é algo novo. Há registros de que ela tenha começado ainda na década de 90. E não trata-se apenas de uma ou várias ações ligadas à tecnologia, o processo começa com a mudança de cultura dentro da empresa. “Não adianta ter acesso às melhores ferramentas tecnológicas, plataformas de comunicação e verba, se você não tem um time envolvido, uma compreensão interna voltada para isso”, pontuou.

Jordana explica que esse é um processo longo e que além de uma boa liderança, é fundamental que as empresas assumam a mudança de dentro para fora, através da necessidade da incorporação de novas tecnologias, nas áreas de operações, nos modelos de trabalho, nos instrumentos de coleta e análise da informação, até a gestão da experiência do consumidor. “A transformação digital pode estar na produção, nos processos de gestão, na realização do pedido, no tratamento do estoque ou como você recebe os insumos”, completa.

Para a especialista, é muito mais do que estar nas redes sociais ou ter um site. Ela acredita em uma comunicação híbrida, partindo da ideia de que o digital veio para ficar e nós temos de tirar o melhor disso, mas sem desvalorizar as relações físicas, mantendo sempre um contato próximo com o cliente, mesmo que nas redes sociais, por exemplo. “A transformação é muito mais a respeito de comportamento humano, psicologia e sociologia do que de tecnologia, que é uma ferramenta muito importante que precisa estar acompanhada de forma multissetorial por outras áreas, e uma delas é a comunicação”, destacou.

Segundo alguns dados, em 2019, conta ela, 67% da jornada do consumidor já era feita digitalmente, número que deve crescer nos dados de 2020. Isso aponta para um grande impacto para o varejo brasileiro. Antigamente, os clientes iam às lojas muito por indicação. Hoje, o processo é muito de pesquisa, no Google, Facebook, Instagram ou outras ferramentas do gênero. “É uma jornada que não é linear, muitas vezes ela dá voltas até se efetivar em venda. Por isso, o empreendedor precisa estar muito atento a todas essas etapas da transformação digital e o poder que a comunicação tem de garantir essa conversão”, pontua.

Jordana também deu destaque para a importância de se conhecer o cliente que deseja alcançar, já que é muito mais fácil definir que tipo de estratégia e inovação escolher para impactar o consumidor para não gastar dinheiro à toa.

A jornalista cita pontos como comunicação interna, segmentação do público, monitoramento das redes sociais, marketing de precisão, SAC 2.0, coerência na linguagem, inovação, dados, entre outros, como imprescindíveis para o processo de transformação digital.

“Os pilares da comunicação são sempre os mesmos: relacionamento, conteúdo humanizado, estar sempre vigiando seus canais e conexão com o propósito da empresa. É estar sempre ali para o seu cliente, mesmo quando há um problema, para evitar que que a crise cresça”, afirma.

A palestra desta semana foi moderada por Ana Rodrigues, consultora do Projeto Transformar, e está disponível na íntegra no nosso canal do YouTube. Clique aqui e assista.

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