Imprensa
Artigo

Entrave ao turismo

Em todas as nações, exceto no Brasil, há a opção do ‘part-time contract’

21 de março de 2017 às 11:30

O Rio é vocacionado para o mundo visitar. “Só precisa acender a luz e botar a bilheteria na porta”. Quem diz isto é Roberto Medina, um dos mais destacados realizadores internacionais de grandes eventos musicais. Em 1980, ele colocou Frank Sinatra no Maracanã, em meio a 175 mil pessoas, até hoje um imbatível recorde, registrado no Guinness. Depois, espalhou globalmente a marca Rock in Rio.

Medina fala de um Rio repleto de atributos singulares, com o Cristo Redentor de braços abertos sobre a Guanabara. São as montanhas, a floresta, o mar, o colorido balé das calçadas, a musicalidade e a descontração. Foi por tudo isso que, mesmo com orçamento apertado, o Rio fez a mais criativa e bela cerimônia de abertura dos Jogos da era moderna. O que antes já era bom ficou ainda melhor após a Olimpíada.

A rede hoteleira expandiu-se. A cidade ganhou metrô, BRT, VLT, Museu do Amanhã, Porto Maravilha, a revitalizada Praça Mauá e o Parque Olímpico da Barra da Tijuca — é lá que se realizará o Rock in Rio 2017, na segunda quinzena de setembro. Terá público superior a 700 mil pessoas. E terá um mundaréu de fornecedores terceirizados para serviços diversos: bilheteria, estacionamento, vigilância, limpeza, bebidas e comidas etc.

No geral, parece tudo OK. Mas não é bem assim. O turismo carioca carece de gestão arrojada. Continua acessório à administração pública. O secretário municipal do setor teria de ser tão poderoso quanto o prefeito, como é em Nova York ou Paris. Há uma urgente missão a ele destinada: lutar pela modernização da legislação trabalhista de 1943, que mantém a rigidez dos três turnos e das 44 horas semanais.

Em todas as nações, exceto no Brasil, há a opção do part-time contract. Atende a especificidades de horários e dias. Por exemplo: o garçom que reforce a equipe nas noites estendidas de sexta e sábado, e ainda ao longo dos domingos. Do mesmo modo, há o formidável exército dos que, antes e depois dos shows, transportam, montam e desmontam os palcos, a iluminação, o som. Para eles, vigoram mundo afora contratos de horários e dias pré-definidos, com os direitos plenamente incluídos: férias, décimo terceiro, FGTS, aposentadoria etc.

Vivemos a era dos serviços. Não mais a do filme em que Charlie Chaplin, enlouquecido de tanto apertar parafusos, é engolido pela máquina. Já não cabe a rigidez fordiana de 1943. Neste descompasso, aqui distribuem-se multas a esmo. As informações correntes são de que no Rock in Rio 2015 as multas a terceirizados superaram R$ 20 milhões. Cerca de 500 empresas terceirizadas foram autuadas na Olimpíada.

É, pois, um absurdo que a proposta do trabalho intermitente tenha sido retirada da pauta de reformas que está no Congresso. Isso precisa ser revertido. Uma tarefa para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Com um turismo do século XXI, o Rio sairá da crise. Ajudará o Brasil a sair da crise.

Paulo Solmucci – presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel