
Último dia do evento #ConexiónVerde+ (Foto: AR Produções).
O #ConexiónVerde+ chegou ao fim, na última quinta-feira (5), com uma programação intensa que priorizou a troca de experiências, visitas de campo e oficinas, reafirmando o compromisso do projeto AL-INVEST Verde com a sustentabilidade.
O dia iniciou com grupos temáticos que discutiram assuntos como as cadeias produtivas do cacau, do café e de frutas, além de turismo sustentável e embalagens recicláveis.
Um dos projetos mais destacados foi o “Economia Circular no Triângulo”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), que gerou um impacto significativo no Triângulo Mineiro. O projeto sensibilizou mais de 1.500 empresas sobre economia circular, diagnosticou 1.005 empresas em relação a práticas sustentáveis e desenvolveu 800 planos de ação personalizados. Além disso, 550 empresas foram capacitadas e 245 receberam consultorias especializadas para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.
Janayne Nunes, gestora de projetos da Aciub, destacou a importância do AL-INVEST Verde: “Foi fundamental para alcançar resultados tão expressivos neste projeto, permitindo que micro e pequenas empresas da nossa região recebessem capacitação, consultorias especializadas e estratégias personalizadas para adotar práticas sustentáveis.”

Janayne Nunes dos Reis, gestora de projetos da Aciub (Foto: AR Produções)
Exemplo de fora
Monica Chavez, gerente de comércio exterior da Câmara de Comércio de Lima (CCL), ressaltou a relevância do programa na capital do Peru: “Representa um marco importante na consolidação de boas práticas sustentáveis para as empresas. Graças às ações de sensibilização, as MPEs conseguiram adotar práticas, implementar processos e gerar empregos verdes, melhorando até mesmo seu volume de negócios.”

Monica Chávez gerente de comércio exterior da Câmara de Comércio de Lima (Foto: AR Produções).
A CCL é membro do consórcio de execução direta do AL-INVEST Verde e compartilhou números do trabalho:
- Mais de 2.600 MPEs foram sensibilizadas.
- 600 MPEs tiveram práticas sustentáveis implementadas
- 600 MPEs alcançaram economia no uso de recursos.
- 184 MPEs implementaram empregos verdes.
- Mais de 1.800 MPEs participaram de encontros de negócios, com 600 dessas empresas relatando aumento no volume de negócios.
Práticas sustentáveis no Pará
O último dia do #ConexiónVerde+ incluiu visitas de campo. Na Sala de Monitoramento de Bosques da Secretaria de Meio Ambiente, que tem Selo Verde e a CAR 2.0, os visitantes conheceram soluções inovadoras para a conservação ambiental. A outra visita foi a uma fazenda-modelo, onde é praticada gestão sustentável, e incluiu uma oficina sobre rastreabilidade e certificações geográficas, demonstrando como produtos locais, como o café, podem ganhar agregar valor e ganhar destaque internacional.
O Brasil como líder na sustentabilidade
Para Carlos Rezende, superintendente da CACB, o evento ressaltou a importância do Brasil no contexto do AL-INVEST Verde: “O Brasil é o país com a maior quantidade de indicadores de toda a América Latina, como a quantidade de MPEs que participam do programa e de empregados formados em serviços verdes e digitais. Além da CACB, mais de 10 entidades brasileiras, como o Sebrae/PA, Sebrae/RO, FGV e Aciub, foram contempladas. O Brasil também contribui com experiências como a cadeia de cacau no Pará, cuja produção é totalmente sustentável. A realização do evento no Brasil, no local que sediará a próxima COP, permitiu aos participantes conhecer iniciativas como a cápsula do Marajó, que trabalha de forma sustentável com micro e pequenas empresas do segmento de confecção. O Brasil sai fortalecido como um parceiro estratégico para as ações do AL-INVEST Verde.”

Carlos Rezende, Superintendente da CACB (Foto: AR Produções).
Durante os três dias, o evento proporcionou uma imersão profunda em práticas sustentáveis, oferecendo uma plataforma única para a troca de conhecimentos e experiências entre diversos setores. Nesse período, especialistas, representantes de MPEs, e líderes de organizações de toda a América Latina e Europa compartilharam suas iniciativas, discutiram soluções inovadoras e fortaleceram parcerias estratégicas. Com uma programação intensa e focada na construção de um futuro mais verde, o evento consolidou-se como um marco na promoção de um desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo, reunindo esforços para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono e impulsionar a competitividade das empresas na região.