Representantes das Associações Comerciais do país participaram nesta terça-feira (10) de videoconferência da CACB para apresentação de um projeto nacional da entidade que vai atender 400 ACEs em todo o país. O projeto tem como foco alavancar o desempenho organizacional das entidades por meio de boas práticas de gestão, gerar melhoria da representação e das estratégias de defesa dos interesses dos empresários.
“Trouxemos o que há de melhor nos estados para compartilhar com vocês e mostrar como a força do associativismo e o fomento ao empreendedorismo alavanca as economias locais”, afirmou o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende.
“Nunca podemos perder o foco da essência de uma Associação Comercial, que é atuar como um agente indutor do desenvolvimento local”, reforçou o consultor do projeto, Márcio Vieira, que apresentou as atividades e metodologias a serem usadas.
Segundo ele, serão abordados temas como cultura associativista, melhoria dos processos, implementação de ferramentas e boas práticas. Ou seja, completa o consultor, tudo aquilo que há de melhor. O projeto vai englobar ainda ações como capacitação dos gestores e executivos, diagnóstico organizacional e planejamento estratégico com monitoramento e acompanhamento de um consultor.
Os participantes da videoconferência puderam tirar dúvidas sobre o projeto, as contrapartidas, além do calendário de ações e capacitações previstas para os estados. O projeto terá duração de um ano e os resultados esperados englobam o aumento da competitividade das empresas, entidades mais fortes e com melhor desempenho organizacional que consigam gerar mais negócios.