1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / AL-INVEST 5.0

Encontro de entidades da América Latina terá case de jovens empresários do DF

A inciativa para internacionalização - programa Jovem Exportador - recebe recursos da União Europeia, por meio do AL-Invest 5.0, que beneficia empresários em 17 países desde 2016

09 de outubro de 2019 - 15:54

O jovem empresário brasileiro, apesar de considerado um dos mais inovadores do mundo pelo MIT, ainda não se dedica a expandir seus horizontes para além das fronteiras. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) aponta que apenas 10% das empresas de jovens atuam no mercado internacional.

Para reverter esse quadro e explorar as vantagens da internacionalização há projetos como o programa Jovem Exportador, lançado pela Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal (AJEDF) e apoiado pela União Europeia, por meio do AL-Invest 5.0. Com 69 empresas já capacitadas e 140 empresas de 10 estados do Brasil cadastradas para as próximas edições, a iniciativa foi reconhecida pela Conaje como case de sucesso em aceleração para o mercado internacional.

O trabalho também será um dos destaques no encontro Al-Invest no Brasil 2019, que reunirá, nos dias 10 e 11 de outubro, no Windsor Brasília, representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e membros da Cainco, da União Europeia e de entidades brasileiras executoras de projetos (Assintecal, CNI, Facisc e Sebrae-PA), bem como empresários beneficiados, para uma avaliação dos resultados.

Haverá exposição de produtos dos participantes: frutas e alimentos orgânicos, cervejas artesanais, peças de lingerie, ostras e outros materiais promocionais.

Já estão confirmadas as presenças de Conrado Vitor Lopes Fernandes – Coordenador-Geral de Inteligência em Ambientes de Negócios e Competitividade da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas – Ministério da Economia; Fernando Brites – Presidente ACDF; Marcos Dias – Diretor Executivo do Conaje; e Ronan Pires Nonato – Presidente da AJE DF.

Jovem Exportador

O objetivo do projeto é viabilizar e fomentar o processo de exportação brasileira por meio da metodologia “Trilha da Internacionalização de Negócios”. O método orienta sobre requisitos e processos básicos, em 5 etapas: sensibilização de empresas; inteligência de mercado; adequação de produtos e processos; promoção comercial; e comercialização.

Gustavo Braga, representante da 2B Internacional, empresa que participou da Trilha de Exportação, aponta um dos desafios do jovem empreendedor brasileiro: “Por mais que haja programas do governo, a burocracia estatal gera o grande gargalo do jovem empresário. Por exemplo, hoje você tem que ter um custo fixo muito alto para abrir uma empresa, ou seja, não se pode arriscar”. O mercado internacional surge como uma opção para o empreendedor que deseja expandir seu negócio.

AL-Invest 5.0

Iniciativas como o AL-Invest 5.0 fomentam a capacitação de jovens empresários que buscam trazer inovação e qualificação para suas empresas, com recursos da União Europeia, que criou o programa em 1994.

As ações desenvolvidas incluem participação dos empresários em feiras e exposições nacionais e internacionais, organização de eventos, formação de novos núcleos de empresários, apoio para consultorias, capacitações e oficinas em diversas áreas, como inovação, responsabilidade social empresarial, gestão ambiental, entre outras.

Nesta quinta edição do AL-Invest, além do Brasil, participam Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Ao total, foram mais de 31 milhões de euros investidos no crescimento de 34 mil MPEs. O programa, que superou a meta de 27 mil empresas, estipulada inicialmente, envolveu o empenho de 110 organizações empresariais espalhadas pela América Latina, que realizaram a execução e o monitoramento dos projetos localmente.

Só no Brasil, foram investidos aproximadamente 3 milhões de euros. Ao total, 9.378 empresas brasileiras foram beneficiadas. Como resultado, por exemplo, 1.221 empresas relataram ter aumentado sua produtividade e 3.186 afirmaram ter incorporado inovação a seus processos.

Serviço
Encontro AL-Invest no Brasil
Quando: dia 10/10, das 14h às 18h e dia 11/10, das 9h às 18h
Onde: Hotel Windsor Brasília, SHN Q. 1, Asa Norte, Brasília – DF, 70702-900

Imprensa
Katiuscia Sotomayor- Coordenadora de Comunicação | (61) 99276-4477 | Katiuscia.sotomayor@cacb.org.br
Joana de Albuquerque- Assistente de Comunicação |(61) 99616-8062 | Joana.albuquerque@cacb.org.br

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311