1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / 11 ENTIDADES

Encontro das ACE’s discute a implantação de APL Turístico para a região do Médio Piracicaba, em Minas Gerais

Grupo apresentou uma proposta para a implantação de um APL (Arranjo Produtivo Local) no segmento de turismo, uma iniciativa que pode fortalecer o desenvolvimento econômico da região

14 de junho de 2018 - 11:30

As 11 Associações Comerciais do Médio Piracicaba que integram o movimento do Plano Regional de Desenvolvimento se reuniram na noite da última segunda-feira (11), na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG. O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Eugênio Müller, mediador do encontro, apresentou um conteúdo com uma proposta para a implantação de um APL (Arranjo Produtivo Local) no segmento de turismo, uma iniciativa que pode fortalecer o desenvolvimento econômico da região.

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviço de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aciasgra), foi a anfitriã do encontro. O presidente Agilson Lúcio Costa destacou a importância dessas reuniões do grupo, onde os resultados são satisfatórios e torna as Associações Comerciais (ACE’s) cada vez mais fortes. A Aciasgra ainda apresentou os trabalhos realizados pela entidade ao longo do ano.

Na pauta do encontro também estava a discussão dos resultados econômicos gerados pela greve dos caminhoneiros. A ideia é contabilizar as perdas com o movimento e divulgar os números, mostrando as consequências da paralisação.

Durante o evento foi apresentado como case de sucesso um modelo de APL turístico implantado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, com o apoio do Sebrae. O Arranjo é um modelo que deu certo e serve de inspiração para a implantação em outros locais.

Segundo Eugênio, para que as cidades consigam criar um APL é necessário unir variados setores e instituições buscando um modelo que atenda a necessidade das cidades do Médio Piracicaba. O presidente da Acita destacou ainda a necessidade de buscar novas fontes de trabalho e renda na região, já que a economia dos municípios integrantes do Plano de Desenvolvimento são similares, com a economia voltada para a extração mineral e como o minério é finito surge a necessidade de diversificar a economia, buscando outras formas de gerar renda.

Fonte: Aciasgra

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311