Uma comitiva da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), com diretores e presidentes de entidades do setor produtivo do estado, viajou a Sunchales, na Argentina, no último dia 19 de março, em uma missão para conhecer exemplos de gestão e iniciativas associativistas daquela cidade.
No primeiro dia, o grupo de empresários participou de uma reunião no Fondo de Garantía Buenos Aires (Fogaba). Durante o encontro, houve uma troca de experiências entre as entidades para comparar as regiões em que atuam e os processos que utilizam. O objetivo final foi buscar formas de fortalecer as ferramentas de financiamento para as pequenas e médias empresas. “O Fogaba é uma garantidora de crédito que está há muito tempo no mercado e, por causa disso, está muito a frente de nós. Aprender com a experiência deles foi enriquecedor”, conta o presidente da Cacinor, Lourival Macedo.
A delegação paranaense foi recebida pelos membros da diretoria do Fogaba: María Laura García Conejero, gerente geral da Administração; os diretores Cristian Wertmuller, Alfredo Rodes, Marcos Villar e Ezequiel Lauria; Sérgio Vieira, gerente comercial; Alejandro García Cuerva, gerente de administração, finanças e serviços; e Pablo Galian, subgerente de desenvolvimento organizacional.
A comitiva também visitou a sede do Centro de Innovación Tecnológica Empresarial y Social (Cites), um conglomerado de empresas startups de base tecnológica. O centro trabalha para desenvolver e levar ao mercado novas empresas com impacto social positivo. A comitiva da Faciap foi recebida pelos diretores, que falaram sobre a transformação que empresas tecnológicas podem causar na economia local. “É uma visão moderna de empreendedorismo e de investimento em pesquisa que deve ser copiada por qualquer país”, afirma o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa. “Quando um país investe em inovação, gera diferenciais de competitividade, o que resulta em crescimento”.
A viagem também incluiu uma visita à sede da Sancor Seguros, em que o presidente da Faciap assinou um acordo comercial para que a federação ofereça produtos na área de seguros para associações comerciais e associados. “Uma parceria com uma empresa do porte da Sancor é mais uma ação da Faciap para garantir que o empresário, na ponta, receba todo o suporte que precisa para fazer seus negócios andarem”, diz o presidente Marco Tadeu Barbosa.
“Pudemos ver nesta viagem como o associativismo pode transformar a realidade de um território. Uma cidade como Sunchales, de 20 mil habitantes, não poderia ser tão desenvolvida e sediar empresas de grande porte se não fosse o associativismo”, conta Lourival Macedo.
Fonte: Faciap News