1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PRÊMIO MPE BRASIL

Empresários são reconhecidos pela excelência na gestão

Prêmio MPE Brasil incentiva a competitividade de pequenos negócios de todo o país

13 de abril de 2016 - 21:38
Foto: Charles Damasceno/Sebrae

Foto: Charles Damasceno/Sebrae

A emoção marcou os discursos dos vencedores nacionais do MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, entregue nesta quarta-feira (13), em Brasília (DF). “Estou emocionado porque um pequeno agricultor de Alagoas como eu, dono de uma fazenda de 7,5 hectares, conquistou esse prêmio. Peço que aqueles que não chegaram onde estou que não desistam. Lutar sempre, desistir jamais”, celebrou Nemoênio Barbosa da Silva, dono da Fazenda Padre Cícero, de Cacimbinhas (AL), que conquistou o troféu na categoria Agronegócio, a primeira a ser entregue na cerimônia. Assim como ele, outros nove empresários, selecionados entre 65,7 mil pequenos negócios de todo o país, subiram ao palco da premiação.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o prêmio, que avalia a gestão e a capacidade inovadora das empresas, mostra a força do Brasil real, apesar da burocracia. “Nós temos que trabalhar muito pesado no ambiente de negócios. Não adianta trabalharmos dento da empresa a qualidade da gestão se o ambiente externo é hostil, e se é hostil por causa da burocracia. Precisamos melhorar o ambiente de políticas públicas”, reforçou. O MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Durante palestra que antecipou a cerimônia de premiação, o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, destacou também a função do empresário como agente social, principalmente no momento econômico e político atual. “Essa capacidade de ajuste do empresário aos momentos de crise é extremamente importante. Nós, empresários, temos a grande missão de responsabilidade social, na construção de um país melhor, olhando inclusive as necessidades da melhoria de competitividade como um todo”, disse. E complementou: “cada um de vocês deve estar encontrando saídas e soluções para enfrentar as dificuldades. Tenho certeza de que vamos sair mais fortes deste momento de crise”.

Já o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal, explicou que o MPE Brasil não é somente um reconhecimento às boas práticas implementadas pelos empreendedores. “É mais do que uma premiação. É um processo de avaliação contínuo de melhoria da gestão. Ele tem contribuído para a competitividade do país. Empresários, vocês têm um desafio, convidem outras empresas a participarem, com isso vocês deixarão um legado para as futuras gerações”, afirmou. Jairo Martins, superintendente geral da FNQ, também sublinhou o papel do empresariado na crise. “Em meio a tanta turbulência que estamos vivendo no país, é uma satisfação estar aqui para premiar a gestão das pequenas e médias empresas. Todos aqui são vencedores, estão fazendo a sua parte no dia a dia, sem culpar as adversidades externas”, completou.

Ao todo, 98 ganhadoras estaduais concorreram ao título de vencedora nacional em uma das oito categorias – Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços de Turismo – e dois destaques – Inovação e Boas Práticas de Responsabilidade Social. Para chegar à fase final, cada candidata teve a qualidade da gestão e a capacidade inovadora avaliadas de forma criteriosa. Além da cerimônia de premiação, os empresários participarão de uma sessão de negócios durante a tarde desta quarta-feira (13). As dez campeãs nacionais terão direito a missão técnica no Brasil.

Interessados já podem se inscrever no ciclo MPE Brasil 2016 no link http://www.mbc.org.br/mpe/. Clique aqui para ver a lista com os vencedores.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311