CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Minas Gerais

Empresários impactados pela pandemia são homenageados pela Federaminas

Evento “Mérito Empresarial Heróis e Heroínas 2020” reconheceu empenho dos empreendedores para contornarem a crise

16 de dezembro de 2020 - 18:58

A pandemia da Covid-19, além de dizimar a vida de mais de 180 mil pessoas no país, desafiou os empresários a se reinventarem para conseguirem manter seus negócios vivos e em funcionamento, mesmo que, por muitas vezes, de forma virtual. A luta desses empresários foi motivo de reconhecimento na noite dessa terça-feira (15), quando a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), em parceria com as ACEs do estado, realizou o evento “Mérito Empresarial Heróis e Heroínas 2020”.

Mais de 500 pessoas acompanharam a videoconferência que homenageou 20 mil empresários mineiros pela sua capacidade de reinvenção, persistência, inovação e superação durante a crise provocada pelo coronavírus. Mesmo com o distanciamento social, disse Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas, não seria possível deixar de reconhecer essa luta, não apenas dos empreendedores, mas também das 300 associações comerciais ligadas à Federação. “A nossa união é a força de Minas. Este ano nos ensinou a trabalhar com planejamento, mesmo diante das dificuldades”, disse.

Rodrigues citou os projetos tocados pela entidade durante o ano, com destaque para o Transformar, realizado em parceria com a CACB e o Sebrae. “Temos, neste momento, 400 líderes associativistas sendo treinados por esse programa fantástico, um número muito relevante para a nossa realidade”, destacou.

 

O presidente da CACB, George Pinheiro, falou sobre o impacto da pandemia na vida dos empresários e da união feita pela Confederação com as entidades do seu guarda-chuvas e os governos federal, estaduais e municipais para encontrarem soluções que pudessem amenizar as consequências nos estabelecimentos. “Milhões de nós não voltarão a abrir suas portas, mas é preciso reconhecer as boas atitudes das autoridades, como o auxílio emergencial, um valor que nos parece pouco, mas que é muito para quem não tem nada. E foi esse dinheiro que fez a economia circular neste período”, pontuou.

Bruno Quick, diretor-Técnico do Sebrae Nacional, representando o presidente Carlos Melles, lembrou que o Brasil vinha de uma agenda focada na retomada do desenvolvimento do país quando caiu a bomba do coronavírus e forçou os empresários a criarem soluções rápidas para contornarem a crise. “No Sebrae, focamos em três pontos: a transformação digital, a gestão financeira das empresas e as políticas públicas. Além de interagirmos cotidianamente com os ministérios, trouxemos para a pauta a inovação, a atuação em rede e as novas tecnologias, colocando os negócios para se valerem dessas possibilidades”, conta.

Segundo uma pesquisa apresentada pela presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária da CACB, Tânia Rezende, a pandemia impactou ainda mais os negócios liderados por empreendedoras, mas um problema com resposta rápida. “O equilíbrio das características femininas, uma liderança um pois humanizada e consciente transformou a forma como nós lidamos com essa questão”, afirma.

Mensagens

Através de uma mensagem gravada, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se disse satisfeito por ver que aqueles que conseguiram superar um ano tão difícil estavam sendo devidamente reconhecidos no evento. “Temos lutadores, pessoas criativas, que não só sobreviveram, mas que em algumas situações se saíram ainda melhores e fortalecidos da crise. Que isso sirva de exemplo e que 2021 seja muito mais promissor”, desejou.

Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, também gravou uma mensagem para os homenageados. Ele, que também é empresário, contou como foi o ano da banda, os cancelamentos de shows e a preocupação com toda a equipe que está parada desde março, mas que mesmo diante disso, acredita que dias melhores virão, fazendo alusão a um dos maiores sucessos do grupo. “Deixo meus votos de que possamos, muito em breve, estar nos recuperando de tudo isso, que o mercado se normalize, que possamos empregar as pessoas e, principalmente, nos reencontrar em breve”, completou.

Também participaram da solenidade, online ou através de mensagens gravadas, o empresário fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; o compositor e fundador da gravadora Sonhos & Sons, Marcus Viana; o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passálio; e o diretor superintendente do Sebrae/MG, Afonso Rocha.

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311