
Na última sexta-feira, 25, um grupo de lideranças empresariais saiu de Rio Branco rumo ao Vale do Juruá para participar do II Encontro Brasil/Peru – avanços na integração desses países, projeto que conta com 119 quilômetros de estrada a partir de Rodrigues Alves, até a fronteira peruana.
Durante o percurso, a comitiva fez parada nos três maiores municípios da rota, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá, para falar sobre protagonismo empresarial através do projeto Protagonismo, parceria entre Federacre e Sebrae, que visa o fortalecimento das associações comerciais de cada cidade, assim como articular uma diretoria para aquelas que não possuem.
Na chegada ao destino final, o município de Cruzeiro do Sul, local que sediou o encontro, empresários participaram da programação que contou com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, dos ministros de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, e de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, entre outras autoridades, para tratar sobre a interligação do município acreano a Pucallpa, no Peru.
Durante o evento, foi apresentada uma mostra de produtos da indústria do Juruá. Além disso, foi debatido o contexto atual do comércio exterior acreano, assim como apresentado portfólio do potencial empresarial e do programa de consultoria para empresas do Programa de Qualificação para Exportação, oferecido pela Apex-Brasil.
A presidente da Acisa, Siglia Abrahão, disse que este é um grande avanço para o segmento empresarial. “Iniciar a estrada para Pulcallpa representa desenvolvimento, principalmente para o agronegócio. Este será um trabalho lento, mas sabemos que vamos colher excelentes frutos, assim como fortalecer o trabalho feito pelas associações comerciais em todas as regiões”, disse.
O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB, George Pinheiro, classificou o evento como marco importante, pois dois ministros estiveram presentes, reafirmando o compromisso do Governo Federal. “O evento foi muito importante para nós, principalmente pela posição de apoio do Governo Federal através dos ministros. O DNIT apresentou um projeto de ligação especificando até onde vai o limite do Brasil. Estamos esperançosos com a realização deste sonho, e também gratos pelo apoio do governador Gladson Cameli, que é filho de Cruzeiro do Sul”, declarou.
O presidente da Federacre, Rubenir Guerra, falou da importância das Associações Comerciais estarem inseridas neste contexto. “Esta expedição nos trouxe a oportunidade de aproximação maior com empresários do interior, principalmente daqueles com foco no comércio exterior. Apresentamos a eles as possibilidades que envolvem importação e exportação”, explica.
O governador Gladson Cameli destacou a geração de emprego e renda que beneficiará os acreanos. “A visita dos ministros tratou de coisas concretas, algo que está por vir. Estamos falando de R$ 45 milhões para nossas rodovias estaduais, mais a estrada para Pucallpa, projeto que faz parte dos sonhos dos cruzeirenses para aquecer a economia. Vamos gerar emprego, gerar renda e quem ganha é a população”, destacou o governador.
Além dos citados, participaram do evento o presidente da Fieac, José Adriano, o superintendente da Federacre, Pedro Silva, o vice-governador Wherles Rocha, os senadores Sérgio Petecão e Marcio Bittar, deputados federais Allan Rick e Mara Rocha, deputados estaduais Luiz Gonzaga e Nicolau Júnior e empresários da região. Empresários locais e governadores de estados peruanos, Francisco Pezo Torres do distrito de Ucayali e Luís Guillermo Hidalgo Okimura, governante de Madre de Díos também estiveram presentes.
Fonte: Acisa (Acre)