O 1º vice-presidente da CACB, Ernesto João Reck, também membro do Conselho Superior da Facisc, integrou a Missão Empresarial Negócios Além das Fronteiras: Romênia, entre os dias 18 e 22 de setembro. A agenda foi liderada pela Federação catarinense, o Consulado romeno e a ACI de Iporã do Oeste.
As agendas tiveram início na segunda-feira (18/9), com uma reunião empresarial com representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Invest Romênia. Os catarinenses foram recepcionados pessoalmente pelo secretário de estado do Ministério das Relações Exteriores, Train Laurentiu Hristea, e pelo ministro plenipotenciário do Ministério das Relações Exteriores da Romênia, Valentin Florea.
As instituições visitadas desempenham papéis fundamentais no estímulo e suporte aos negócios no país. Os empresários também tiveram um encontro com a Frente Parlamentar da Amizade Romênia Brasil, no Palácio do Parlamento da Romênia, uma visita à TI Essensys, a apresentação de Questões Fiscais e Contábeis da Romênia e um jantar de Networking com empresários e convidados no Nomad Sky Bar.
A missão contou com a participação de 18 empresários, entre eles os diretores da Federação Sérgio Luiz Matte, Janelise Aparecida Royer dos Santos, Milvo Zancanaro e Irene Aparecida Sá Affolter.
“Graças ao trabalho do cônsul honorário, Edson Roberto Dreher, da Facisc e da Associação Empresarial de Iporã do Oeste, estamos tendo esta oportunidade tão proveitosa. Neste primeiro dia, ouvimos sobre a economia da Romênia, o setor de tecnologia e as questões trabalhistas e tributárias do país. Todos os encontros são muito importantes para aprimorarmos e construirmos oportunidades através do conhecimento, tanto para a Romênia, quanto para o Brasil, e especificamente para o nosso estado de Santa Catarina. ”, declarou o diretor de relações internacionais da Facisc, Sérgio Luiz Matte.
O governo do estado, por meio da Secretaria de Articulação Internacional (SAI), apoiou o alinhamento do intercâmbio de Santa Catarina com a Romênia. Por motivos de agenda, não foi possível o secretário integrar essa comitiva. Porém, em junho passado, acompanhou a visita da embaixadora da Romênia, Mônica Mihaela Stirbu, a municípios do Oeste catarinense, ocasião em que alinharam, junto com a Facisc e Associação Comercial e Industrial local, oportunidades de negócios com empresas locais e para desenvolver intercâmbios culturais e econômicos.
Cenário e iniciativas
O cenário econômico local e as iniciativas que impulsionam o progresso da região de Constanţa, foram os destaques na agenda da comitiva catarinense na terça-feira (19.09).
Os empresários visitaram a Câmara de Comércio, Indústria, Navegação e Agricultura, na cidade de Constanţa e tiveram uma oportunidade única para conhecer de perto o funcionamento da economia local, interagir com líderes empresariais e compreender os desafios e oportunidades que moldam a região.
Na ocasião, Ernesto João Reck falou em nome da comitiva sobre as potencialidades econômicas de Santa Catarina, tanto no nível nacional, como internacional.
O grupo também visitou o Porto de Constanţa, um dos maiores portos da região do Mar Negro, onde tiveram a oportunidade de conhecer as operações portuárias, infraestrutura e atividades comerciais. “Aprendemos muito sobre o potencial logístico e estratégico do porto na economia europeia e mundial, além de outras informações importantes para possíveis parcerias com SC”, destacou Reck.
Rodada de negócios
Na quarta (20.9), os empresários se reuniram com representantes da Câmara de Comércio de Brasov e empresários locais para uma rodada de negócios. A experiência proporcionou a oportunidade de explorar potenciais parcerias comerciais, trocar conhecimentos sobre setores econômicos relevantes e obter uma compreensão mais profunda dos negócios locais.
Os participantes também tiveram um jantar oferecido pela Universidade de Brasov e uma apresentação cultural, com a presença de autoridades e empresários locais.
Na ocasião, foi entregue pela diretora de marketing da Facisc e representante da Unoesc, Irene Aparecida e Sá Affolter, uma carta de intenções, assinada pelo reitor da Unoesc, Ricardo Antônio de Marco, para a cooperação internacional entre as duas universidades. O objetivo é potencializar as oportunidades de pesquisas científicas e o intercâmbio de estudantes e docentes nas áreas afins, tanto na graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doc. “Novos horizontes que se abrem em destinos não tão comuns, no entanto com um potencial gigantesco em todas as áreas”, destacou Irene.
Cultura e tecnologia
Na quinta-feira (21.9), o grupo visitou o Castelo de Bran e, em seguida, participou de um almoço de negócios com o CEO da Flashnet, Lorand Moses e representantes da empresa, onde puderam conhecer a empresa de tecnologia da informação e comunicação e discutir possíveis colaborações.
Na sequência, visitaram o Parque Industrial Prejmer, onde conheceram de perto as instalações industriais, as empresas presentes no parque e as atividades desenvolvidas.
A agenda do dia encerrou na Vinícola Alexandrion, onde foram recebidos pelo Country Manager, Gianluca Pires, que veio especialmente do Brasil para recepcionar o grupo.
Na sexta-feira (22/9), visitaram a sede do Alexandrion Group, única empresa multinacional com CNPJ romeno que tem uma sede no Brasil. Os participantes foram recebidos por Gianluca Pires, country manager no Brasil, e tiveram a oportunidade de aprender sobre a rica história da marca, suas estratégias de expansão internacional e explorar as nuances do mercado de bebidas espirituosas na Europa Oriental. E, em seguida, reuniram-se com representantes da Stefanini, maior empresa de TI do Brasil com escritório na Romênia, onde foram recebidos pelo Ceo, Farlei Kothe.
A agenda encerrou com a Feira BIFE SIM, realizada no Romexpo Bucharest Exhibition Center, um evento importante do setor de negócios e comércio moveleiro.
“A missão foi um verdadeiro sucesso. Compartilhamos ideias comuns que certamente renderão muitos projetos futuros, não apenas para os empresários presentes, mas para o desenvolvimento de parcerias importantes para o estado de Santa Catarina. A Romênia é um país com muita afinidade com o Brasil e o Senado Romeno criou uma comissão denominada “Amizade Brasil-Romênia” para garantir a continuidade e expansão das relações comerciais entre os dois países. Um país encantador, com valores da cultura europeia e o jeito hospitaleiro característico dos países latinos, o que nos deixou muito confortáveis e com vontade de fazer investimentos em conjunto”, declarou a empresária e diretora de integração da Facisc, Janelise Royer.
Confira AQUI fotos da missão
*Com informações da Facisc