Imprensa
FALA, EMPREENDEDOR!

Empresário do setor de hotelaria ressalta que o Empreender é um espaço de aprendizado e networking

Para Henrique Folster, relação empregador e empregado deve ter autonomia e alerta que a redução de jornada de trabalho pode fechar vagas e aumentar informalidade

18 de setembro de 2025 às 08:15

Henrique Folster Martins é proprietário da Serra Bela Eco Pousada, em Urubici (SC). Foto: arquivo pessoal

Situada em meio às paisagens exuberantes de Serra Catarinense, a Serra Bela Eco Pousada, em Urubici (SC), é referência em hospitalidade e sustentabilidade na região. Aberta desde 1999, a empresa comandada por Henrique Folster Martins mantém as operações funcionando todos os dias do ano sem pausas, inclusive em feriados.

Participante do Projeto Empreender, uma iniciativa da CACB em parceria com o Sebrae, que há mais de 20 anos fortalece micro e pequenas empresas por meio de núcleos setoriais, Henrique atua no Núcleo Turístico de Sustentabilidade de Urubici, projeto vigente desde 2023.

“Empreender significa troca de experiências, compra coletiva, aprendizado, networking. É um espaço de cooperação, não de concorrência”, resume o empresário.

Henrique também é diretor de Sustentabilidade da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina, conselheiro da Associação Empresarial de Urubici e diretor regional da Serra Catarinense da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina). Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado ao associativismo como ferramenta de desenvolvimento.

Diante da proposta de emenda constitucional que pretende reduzir a jornada de trabalho no Brasil de seis para quatro dias semanas, Henrique faz um alerta: “a medida pode provocar uma onda de informalidade no setor de serviços e comprometer a sustentabilidade de pequenos negócios”.

“A nossa empresa funciona todos os dias. Não temos como contratar outra equipe. Seria mais fácil demitir e contratar todo mundo como pessoa jurídica ou informal, porque é isso que o próprio trabalhador vai buscar para complementar renda nos outros três dias livres.”

Segundo Henrique, a realidade do setor de hotelaria, especialmente nas cidades turísticas, exige flexibilidade e presença constante. E reforça que a decisão sobre o regime de trabalho deveria ser livre entre empregador e empregado, sem imposições do Estado ou dos sindicatos.

“O trabalhador vai continuar buscando renda nos dias livres. Só que na informalidade. E aí, todo mundo perde: o empresário, o governo e o próprio trabalhador.”

Para ele, a discussão mais urgente no Brasil é sobre uma reforma na legislação trabalhista que reduza a carga sobre o empregador e permita que o trabalhador receba mais diretamente. Henrique também sugere que os programas sociais sejam redesenhados para estimular a entrada no mercado formal.

“Quem está no Bolsa Família ou no seguro-desemprego muitas vezes prefere não sair, porque compensa mais ficar informal. Precisamos mudar esse cenário para gerar emprego de verdade”, enfatiza.

Serra Bela Eco Pousada fica em Urubici (SC). Foto: Arquivo pessoal

Últimas Notícias

Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo
JORNADA DE TRABALHO 24 de agosto de 2026 às 16:48

Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo

Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética
DEBATE 24 de agosto de 2026 às 16:02

Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações 3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações
Reforma tributária 20 de agosto de 2026 às 14:28

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel