CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CNME

Empresárias do Sistema CACB definem estratégias para o Conselho da Mulher

CNME planeja expandir pontos de atuação

22 de junho de 2016 - 17:41
Neiva Kieling, George Pinheiro e Marinez Gotelip, primeira presidente mulher da Associação Comercial, Industrial, De Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá - ACIA

Neiva Kieling, George Pinheiro e Marinez Gotelip, primeira presidente mulher da Associação Comercial, Industrial, De Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (ACIA)

A diretoria executiva do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) esteve reunida em Brasília, nesta terça (21) e quarta-feira (22), para discutir o planejamento estratégico e definir as linhas de ação do CNME. Entre as principais intenções sugeridas, as empresárias propuseram orientar os trabalhos já existentes, fomentar a criação de novos conselhos estaduais e promover uma integração maior entre os estados e a Rede CNME.

Neiva Kieling, presidente do CNME, explicou que é importante a equipe executiva se conhecer e se integrar para realizar os trabalhos com efetividade. “Queremos conectar todas as mulheres empresárias que fazem parte do Sistema CACB e expandir nossa capilaridade pelo Brasil”, declarou.

Além disso, a presidente defendeu a necessidade de ações bem estruturadas. “Por isso eu falo na importância de um trabalho sistematizado por meio de uma metodologia. É preciso ter uma consultora orientando as ações, senão não alcançamos a sustentabilidade que queremos”, pontuou.

Rosemma Maluf, vice-presidente do CNME Nordeste, reforçou a importância de incentivar o protagonismo feminino e a educação. “Quando você educa uma mulher, você educa a família toda. Quando você educa um homem, isso nem sempre acontece.”

WEB ROSEMMA MALUF, vp nordeste

Rosemma Maluf defende mais capacitação para mulheres e a flexibilização de leis trabalhistas para atender necessidades de mães no mercado de trabalho

A empresária também falou sobre a necessidade de criar políticas afirmativas para que mais mulheres possam entrar no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo e proteger as mulheres que são mães nas empresas. A partir disso, a diretoria decidiu defender a bandeira da flexibilização de leis trabalhistas sobre a carga horária.

George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), falou sobre a importância da participação feminina nas decisões da entidade e necessidade de renovação de lideranças. “Não importa se a mulher é uma grande empresária ou dona de um pequeno negócio, o importante é participar.”

As empresárias elogiaram o presidente da CACB, chamando-o “líder de vanguarda”.

Emílio Parolini, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), demonstrou seu apoio ao CNME, enaltecendo as ações de Rosana Marques, diretora financeira do Conselho.

Dona de duas empresas que empregam diretamente mais de 100 funcionários na cidade de Juruaia (MG), Rosana é fundadora da associação comercial de seu município e criadora da Feira de Lingerie de Juruaia (Felinjur) que em maio de 2017 terá sua 20º edição. A empresária também foi finalista no Prêmio Cláudia na categoria negócios e foi considerada a líder da virada econômica.

Rosana Marques, de Juruaia (MG), tornou seu município mais empreendedor. Com menos de 10 mil habitantes, a cidade possui mais de 300 empresas.

Rosana Marques, de Juruaia (MG), tornou seu município mais empreendedor. Com menos de 10 mil habitantes, a cidade possui mais de 300 empresas.

Esta foi a primeira reunião da diretoria executiva do CNME. As empresárias responsáveis são Janelise Royer, secretária executiva; Yêda Fernal, diretora de projetos; Rosana Marques, diretora financeira; Fádua Sleiman, vice-presidente Sudeste; Rosangela Sonda, vice-presidente Sul; Rosemma Maluf, vice-presidente Nordeste; Eliana Furtado, vice-presidente Norte; e Andrea de Oliveira Basso, vice-presidente Centro-Oeste.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311