A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, em maio, no âmbito do Empreender 2022, as condições de Apoio a demandas, que visa à seleção de propostas para a implementação de ações demandadas por núcleos setoriais ou grupos de empresas vinculados ao Sistema CACB.
Esta semana, o documento sofreu algumas alterações. A principal delas é que, a partir de agora, está autorizada a apresentação de propostas por entidades, sem a necessidade de vinculação de empresas.
De acordo com o superintendente da CACB e coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, antes, a proposta deveria, obrigatoriamente, ser apresentada acompanhada por uma lista de empresas. “Agora, é possível apresentar um projeto e fornecer a lista de empresas em até 30 dias após a comunicação de aprovação e seleção”, explica ele.
Essa alteração permitirá às entidades criarem um produto para as empresas, que poderão fazer a adesão tão logo a proposta seja aprovada com custos e atividades previamente definidas. Na última edição, o UP Digital pôde ser definido como um projeto nessas condições. Havia custo, prazos e atividades previamente estabelecidas. O UP Digital tinha como objetivo aumentar a exposição dos empreendimentos nas redes sociais.
O objetivo do Empreender 2022 é a melhoria da competitividade das empresas, com foco no desenvolvimento de capacidades da gestão empresarial; na implementação de boas práticas e novas técnicas para os produtos e serviços; no aumento da produtividade, incluindo a utilização de recursos energéticos e hídricos, entre outros.
Nos links abaixo você pode consultar o documento atualizado e os modelos de proposta e orçamento.
Acesse as Condições para apoio a demandas de grupos/núcleos de empresas
Acesse o Modelo de Proposta
Acesse o Modelo de orçamento
Acesse a cartilha de Passo a passo_do_Empreender_2022
Público-alvo
As FEDERAÇÕES vinculadas ao Sistema CACB podem apresentar propostas que tenham como público-alvo grupos de EMPRESAS. Essas, por sua vez, não precisam integrar necessariamente núcleos setoriais*, basta que estejam agrupadas, vinculadas à entidade empresarial e cadastradas no Portal do Empreender.
No documento, a participação como entidade proponente é da Federação, que poderá, a seu critério exclusivo, ceder esse direito às Associações Comerciais.
*Núcleos setoriais referem-se a grupos de empresários, normalmente de um mesmo segmento – automecânicas, supermercados, farmácias – organizados conforme a metodologia do Empreender: apresentam objetivos comuns, são orientados por um consultor e reúnem-se periodicamente para discutir seus problemas e buscar soluções conjuntas.
Etapas
O lançamento do documento foi o ponto de partida para a seleção das propostas enviadas pelas entidades proponentes. Quanto ao prazo para o envio, não haverá um período específico para a submissão de propostas. O encerramento da chamada se dará por decisão do Comitê Gestor; pelo fim da disponibilidade dos recursos ou quando não houver tempo hábil para a execução dos projetos.
Com a elaboração e apresentação da proposta, a CACB realiza uma avaliação administrativa (homologação) e, em seguida, técnica. A proposta não pode ter objeção do Sebrae, processo que tem, entre ouros objetivos evitar a duplicidade ou a sobreposição de ações já promovidas no âmbito do Sistema Sebrae.
A entidade proponente passará por uma habilitação, que verifica a regularidade no Portal do Empreender, a documentação exigida e o cumprimento das obrigações associativas para com a CACB e/ou Federações.
A próxima fase é a conversão das propostas selecionadas para projetos, que será apoiada por especialistas designados pela CACB. As recomendações serão realizadas em conjunto com os gestores das entidades proponentes.
Realiza-se, então, a formalização, a liberação e, finalmente, a execução do projeto.
Etapa 1: Elabore sua proposta!
No Portal do Empreender, estão disponíveis todos os modelos necessários para a elaboração da sua proposta, bem como o espaço para submissão.
As propostas devem:
- Trazer informações claras e objetivas sobre a importância das ações planejadas e sobre o impacto que pretendem alcançar.
- Beneficiar grupos ou núcleos de empresas, preferencialmente com 12 ou mais participantes, necessariamente vinculados às entidades que compõem o Sistema CACB.
- Incluir previsão orçamentária e o prazo das ações executadas (máximo 12 meses).
- Ser articuladas com o Sebrae UF.
No primeiro momento, a chamada priorizará os seguintes temas: Desenvolvimento sustentável; Eficiência energética; Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Economia circular.
No edital, você encontra as exigências para as propostas e o detalhamento dos temas.
Etapa 2: Apresente sua proposta!
O Portal do Empreender será a ferramenta usada em todas as etapas do projeto, desde a apresentação das propostas até a prestação de contas.
Para ter acesso ao Portal, a entidade deve ter cadastro atualizado e um gestor cadastrado. A designação do gestor deve ser feita pelo responsável legal pela entidade, solicitando seu cadastramento com o envio de e-mail para: empreender2022.demandas@cacb.org.br
- Faça login em: cacb.org.br/empreender
- Acesse a área de Entidades e encontre a sua.
- Na tela da sua entidade*, clique em Participe do Empreender 2022.
- Na opção Apoio a Demandas, você encontra:
- – Chamada de propostas- Leia com atenção o edital e suas atualizações, se houver.
- – Arquivos padrão- Baixe os modelos específicos que podem ser utilizados para a elaboração das propostas e do orçamento.
- – Inclusão da proposta- Apresente aqui sua proposta.
- – Lista de propostas- Acompanhe suas propostas já submetidas e o status de cada uma.
*A tela de cada entidade também pode ser acessada a partir da área: Projetos/ Empreender 2022/ Apoio a demandas.