Imprensa
ESPECIAL MULHERES

Empreendedorismo feminino mobiliza 700 mil mulheres na Bahia

De acordo com a presidente da ACB, Isabela Silva Suarez, grande parte dos negócios estão concentrados no setor de serviços

5 de março de 2026 às 15:30

Presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Silva Suarez. Fonte: ACB

O protagonismo feminino está presente na economia baiana, especialmente no setor de serviços, afirma a presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Silva Suarez, segunda mulher a ocupar o cargo em 215 anos de história da instituição.

De acordo com a dirigente, há cerca de 700 mil empreendedoras no estado, especialmente microempreendedoras individuais (MEIs), além de micro e pequenas empresárias. Com base em dados do Sebrae, de 2025, ela afirma também que 52% dos negócios das mulheres estão no setor de serviços.

“O cenário das mulheres empreendedoras na Bahia é, ao mesmo tempo, promissor e desafiador. Elas têm uma participação expressiva no tecido econômico do estado, especialmente como microempreendedoras individuais e à frente de micro e pequenos negócios. Dados oficiais indicam que cerca de 45% dos MEIs na Bahia são mulheres”, diz a presidente da ACB.

Mas, para Isabela Silva Suarez, o fato de grande parte dos negócios estar concentrado no setor de serviço, e em menor escala no comércio, reflete tanto oportunidades quanto limitações estruturais do mercado. “Ainda há baixa presença feminina em empreendimentos de maior porte e em setores estratégicos de alta complexidade”, afirma.

Mas ter menor presença em negócios de maior porte pode ser reflexo de barreiras como a falta de acesso a crédito e ao capital para expansão. “Muitas mulheres conseguem iniciar seus negócios, mas encontram barreiras para escalar e consolidar suas empresas”, relata Suarez.

“O cenário é de avanços consistentes, com mulheres gerando renda, emprego e impacto social, mas ainda com desafios estruturais que precisam ser enfrentados para que esse crescimento se traduza em maior competitividade, sustentabilidade e protagonismo econômico de longo prazo”, reflete.

Suarez aponta, ainda, outros desafios que se apresentam à mulher empreendedora: sobrecarga de tarefas e a conquista da credibilidade e autoridade técnica. “É necessário compreender o cenário com clareza para agir com estratégia, preparo e consistência”, finaliza Suarez.

O que precisa para empreender?

“Destaco, em primeiro lugar, preparo. Empreender exige conhecimento técnico, domínio da gestão, compreensão de mercado e responsabilidade com resultados. Boa intenção não sustenta negócio. Estratégia e disciplina, sim!”, afirma a presidente da ACB.

“Em segundo lugar, autonomia. A empreendedora precisa confiar na própria capacidade de decisão e não se limitar por expectativas externas. O mercado respeita quem se posiciona com segurança e consistência”, diz.

Para ela, outro aspecto importante no empreendedorismo feminino é a construção de redes de contatos e de apoio como forma de fortalecer todo o ecossistema econômico.

E, por fim, visão de longo prazo. “Empreender não é apenas iniciar uma atividade, é construir algo sustentável, capaz de gerar emprego, renda e impacto positivo para a sociedade. Quando a mulher compreende que seu negócio pode ser instrumento de transformação, ela passa a exercer liderança”, afirma Suarez.

Reconfiguração

Para a presidente da ACB, as oportunidades de negócios são proporcionais à transformação que estamos vivendo na economia. “O ambiente empresarial está passando por uma reconfiguração importante, impulsionada pela inovação, pela digitalização e por novos modelos de gestão”. Portanto, estamos diante de um momento em que competência e preparo são os principais critérios de reconhecimento. “Para quem está pronta, o cenário é de expansão e consolidação”, acredita a presidente da ACB.

Trajetória

A presidente a ACB conta que sua trajetória no empreendedorismo começa muito antes de qualquer cargo formal. “Sou neta e filha de empresários. Cresci dentro de uma cultura de trabalho, responsabilidade e construção”, relembra.

“Desde cedo fui estimulada à autonomia e à independência. Minha mãe teve um papel fundamental ao me ensinar a comandar minha própria vida, a não me limitar pelas circunstâncias e a enxergar a sociedade de forma ampla e complexa. Essa base foi essencial para que eu me sentisse segura em ambientes historicamente masculinos e ocupasse esses espaços com preparo e convicção”, conta.

Sua atuação profissional consolidou-se na presidência da Fundação Baía Viva, onde há mais de duas décadas trabalha com o desenvolvimento sustentável da Baía de Todos os Santos. Ao longo desse período, conduziu projetos estruturantes que geraram emprego, renda e reconhecimento internacional para a Bahia.

“Em 2020, fui convidada a integrar a Associação Comercial da Bahia, coordenando o núcleo de sustentabilidade. Essa experiência aprofundou minha vivência no associativismo empresarial e na defesa institucional do setor produtivo. Após quatro anos de atuação intensa na casa, assumi a presidência da ACB, tornando-me a segunda mulher, em mais de dois séculos de história, a ocupar esse cargo”, diz Suarez.

Parceria

A ACB integra o Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), que atua no fomento ao empreendedorismo feminino. A organização baiana também está inserida no grupo G50+, movimento lançado pela CACB para fortalecer a representação política e empresarial no País.

Contato para imprensa:

E-mail: institucional@cacb.org.br

Telefone: (61) 99944-4808 / 3321-8034

Últimas Notícias

CACB promove o 4º Encontro Nacional de Integração do Associativismo CACB promove o 4º Encontro Nacional de Integração do Associativismo
ARTICULAÇÃO 17 de abril de 2026 às 17:39

CACB promove o 4º Encontro Nacional de Integração do Associativismo

Câmara cria comissão especial para debater reajuste do Simples Nacional Câmara cria comissão especial para debater reajuste do Simples Nacional
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 17 de abril de 2026 às 10:16

Câmara cria comissão especial para debater reajuste do Simples Nacional

Projeto de Lei do fim da 6×1 é decisão injustificável Projeto de Lei do fim da 6×1 é decisão injustificável
POSIÇÃO DO SISTEMA ASSOCIATIVISTA 16 de abril de 2026 às 16:25

Projeto de Lei do fim da 6×1 é decisão injustificável

Em reportagem do Estado de S. Paulo, Alfredo Cotait critica regime de urgência da mudança na escala 6×1 Em reportagem do Estado de S. Paulo, Alfredo Cotait critica regime de urgência da mudança na escala 6×1
NA MÍDIA 16 de abril de 2026 às 11:19

Em reportagem do Estado de S. Paulo, Alfredo Cotait critica regime de urgência da mudança na escala 6×1

CMEC dá posse a presidentes de quatro conselhos de regiões do Distrito Federal CMEC dá posse a presidentes de quatro conselhos de regiões do Distrito Federal
EMPREENDEDORISMO FEMININO 14 de abril de 2026 às 17:35

CMEC dá posse a presidentes de quatro conselhos de regiões do Distrito Federal

“Não é vergonha ser contra a redução da jornada de trabalho”, diz presidente da Federaminas “Não é vergonha ser contra a redução da jornada de trabalho”, diz presidente da Federaminas
6x1 14 de abril de 2026 às 16:17

“Não é vergonha ser contra a redução da jornada de trabalho”, diz presidente da Federaminas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel