Durante visita à sede da CACB, em Brasília, a convite do vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso, o recém-eleito presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou seu compromisso com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e disse que vai atuar com otimismo para garantir que o segmento tenha ligação direta com o governo federal.
“Quero que o Sebrae seja aquilo que é sua finalidade: ser parceiro. Nossa casa estará sempre de portas abertas, para que possamos construir juntos tudo aquilo que pudermos. Quero ouvi-los, entender o que é preciso ser feito e solucionar os problemas que chegarem até nós”, garantiu.
Para o presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto, a visita representa muito para os empresários das MPEs, já que o Sebrae é o grande orientador na melhoria da performance destes negócios. “Você entende que o pequeno precisa ser ajudado e por isso ficamos satisfeitos em tê-lo neste cargo. Queremos levar qualificação, proteção, orientação e formação a estas empresas e, tenho certeza, conseguiremos fazer isso em parceria com o Sebrae”, disse Cotait.
Durante a conversa, os representantes da CACB levantaram a importância de se defender o Simples Nacional, que em diversas ocasiões é posto como renúncia fiscal, além de trabalhar pela atualização das tabelas de limite do teto para enquadramento no regime.
Sobre isso, Décio afirmou que vai defender as pautas junto ao governo federal. “Estaremos, a pedido do presidente Lula, criando um fluxo de temas para serem debatidos no âmbito do Sebrae e levados ao Executivo e tomarmos as providências que forem necessárias”, disse.
Ainda segundo ele, toda a pauta da MPE será produzida com velocidade. “O Sebrae vai ser o Sebrae, que todo mundo olha, respeita, e busca quando é preciso, além de contribuir e trazer a solução dos problemas que encontraremos daqui em diante”, finalizou.
Estiveram no encontro, pela CACB, o vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso Maciel; o presidente da Federação de Santa Catarina, Sergio Alves; o superintendente, Carlos Rezende; o superintendente Administrativo-Financeiro, Claudio Queiroz. Também participou o diretor Marcelo Toscano, do Sebrae/RN.
Eleição Sebrae
Foto: Erivelton Viana
O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) elegeu, na última segunda-feira (10), o catarinense Décio Lima para ser o diretor-presidente da instituição pelos próximos quatro anos. O diretor-técnico, Bruno Quick, e a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho, continuam nos cargos ocupados.
A CACB esteve representada na eleição pelo vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso. O presidente Alfredo Cotait participou de forma remota.
Foto: Erivelton Viana
Décio Nery de Lima é natural de Itajaí (SC) e formado em Ciências Sociais e em Direito. Foi prefeito durante dois mandatos consecutivos da cidade de Blumenau (SC) e teve como marca da sua gestão a implantação de programas de inclusão social e modernização urbana. Também ocupou o cargo de superintendente do Porto de Itajaí, um dos mais importantes complexos portuários do Brasil, sendo responsável pela captação do maior volume de investimentos em toda sua centenária história. Elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina. Décio Lima é casado com a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e tem dois filhos.
Bruno Quick, que já ocupa o cargo de diretor-técnico do Sebrae Nacional, tem longa trajetória na instituição, onde já atuou também como gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial. Quick é engenheiro civil e especialista em Políticas Públicas pela Unicamp. Margarete Coelho é advogada e especialista em direito eleitoral, constitucional e processual. Nascida em São Raimundo Nonato (PI), foi a primeira mulher a se tornar vice-governadora do Piauí e também foi deputada federal.
*Com informações da Agência Sebrae de Notícias