1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PAÍSES DA AMÉRICA

Em videoconferência, Aico debate consequências da Covid-19

O presidente da CACB, George Pinheiro, participou da reunião

02 de abril de 2020 - 17:12

A Associação Iberoamericana de Câmaras de Comércio (Aico) realizou nesta quinta-feira (02) uma videoconferência com representantes de diversos países para debater iniciativas públicas de sustentação e recuperação da economia durante e depois da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

O presidente da CACB, George Pinheiro, foi um dos participantes do debate. Além dele, representantes de câmaras de comércio da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai e líderes locais – Brasil e México – da International Chamber of Commerce (ICC) expuseram o que vem sendo feito na sua região.

Durante o bate-papo, o presidente da CACB expôs a importância de se cuidar da vida, mas também de se preocupar com as empresas, dando ênfase nas medidas que o governo brasileiro tem tomado para apaziguar a situação. Um dos pontos citados por ele, foi a MP 936/20, editada ontem (01) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e que prevê a redução de jornadas e salários e suspensão dos contratos de trabalho, com compensação salarial.

“Foi um momento importante para fazermos uma troca de ideias e conversarmos sobre as consequências econômicas que teremos nas Américas tão logo a pandemia chegue ao fim. Conhecer o que o outro está fazendo e que está dando resultado pode nos ajudar a ter um norte quanto a posição que tomaremos também em nosso país”, diz George Pinheiro.

O presidente da Aico, Julián Domínguez, que representa também a Confederação Colombiana de Câmaras de Comércio (Confecamaras), comentou ações do governo local, como a criação de um Fundo de Mitigação de Emergência; o aumento de injeções de liquidez através da compra de títulos imobiliários; corte de 50% da taxa de juros; a possibilidade de acordos financeiros para a concessão de crédito; entre outros.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311