1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CONAJE

Em Rio Branco, Jovens Empreendedores realizam Feirão do Imposto

30 de março de 2016 - 13:24

Com o tema da campanha “Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta” a Associação dos Jovens Empreendedores do Acre (AJEAC), em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e apoio da Associação Comercial, Industrial de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), realiza no dia 21 de maio, a terceira edição do Feirão do Imposto, na capital acreana. O Feirão acontece em 24 estados da federação e em mais de 100 cidades.

O Feirão, segundo o coordenador estadual e diretor de integração da AJEAC, Pedro Silva, tem o objetivo de informar a população acerca dos impostos embutidos em cada produto pago e a clareza do retorno dos impostos em serviços através do governo. “Queremos dar ênfase ao retorno dos tributos pagos, questionar para onde estão indo os impostos”, explicou.

Na capital, o lançamento do Feirão do Imposto deste ano aconteceu no Espaço Dom Bigode, no último dia 23 de março e contou com a presença de vários diretores e presidentes das associações locais, como o presidente da Acisa, Celestino Bento, que acompanhou todo o evento.

Para o dia 21 de maio, a mobilização planeja realizar a campanha através de três ações, entre elas, a tradicional exposição dos produtos mais consumidos, com o preço pago e a discriminação da carga tributária embutidas, ação que deve ser realizado em três pontos da capital.

Outra ação do Feirão do Imposto em Rio Branco é a realização da Corrida do Imposto, com a distribuição de cartazes e panfletos de orientações sobre a carga tributária e questionamentos acerca dos destinos finais do imposto pago pela população.

E como parte da ação de conscientização, os organizadores estão buscando parceria para a realização da venda de combustível sem impostos embutidos, para demonstrar o preço real do produto. Segundo Pedro Silva, esta ação visa vender cerca de mil litros de gasolina, que atualmente possui um montante de 42% de impostos pagos pelos consumidores.

O coordenador estadual ressaltou que o Brasil possui uma das maiores taxas tributárias do mundo, destacando que 35,42% do Produto Interno Bruto (PIB), é constituído de impostos, e, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias por ano para pagar impostos. No dia 30 de dezembro de 2015, o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançou a marca inédita de R$ 2 trilhões em impostos pagos pelos brasileiros em um ano.

Em matéria veiculada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o De 30 países, Brasil é o que oferece menor retorno dos impostos ao cidadão, e em contrapartida, é o país com a maior quantidade de taxas e impostos diferentes do mundo.
Feirão

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Joinville, Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Nos mais de 10 anos, o Feirão já obtém duas grandes conquistas, que foi a criação da Lei nº 12.741 de agosto de 2012, sobre a transparência e discriminação dos impostos em notas e cupons fiscais; e a Lei Federal nº 12.325 de 15 de setembro de 2010, que torna o dia nacional de respeito ao contribuinte e liberdade dos impostos.

Nas primeiras edições do Feirão do Imposto no Acre, o evento foi realizado pelo Conselho de Jovens Empreendedores do Acre (CONJOVE), em parceria com a Acisa, através da presidente Patrícia Dossa. Na época, foi montada uma tenda no Calçadão do Colégio Acreano, no Centro da capital, onde foi exposto produtos de consumo diários, com os respectivos preços e cargas tributárias pagas.

Fonte: Acre ao Vivo

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311