1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / VIDEOCONFERÊNCIA

Em reunião, Unecs aprova novo Estatuto

Durante o encontro, o professor Nelson Barrizelli fez uma apresentação sobre a proposta da CBS, enviada pelo Ministério da Economia ao Congresso Nacional como parte da reforma tributária

26 de setembro de 2020 - 14:55

Os presidentes, executivos e representantes jurídicos das instituições que integram a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) estiveram reunidos por videoconferência na última sexta-feira (25) para a aprovação do novo Estatuto da entidade, aprovado durante o encontro, com algumas ressalvas.

Entre as principais mudanças estão a ampliação do mandato do presidente do Conselho Superior, que passar de um para dois anos, sem reeleição consecutiva, e a possibilidade de se firmar parcerias com empresas públicas e privadas para a execução de projetos de fomento às atividades do setor de comércio e serviços.

Representatividade

Durante a reunião, o presidente da Unecs e da CACB, George Pinheiro, destacou a representatividade política que a União tem desenvolvido durante a pandemia da Covid-19. “Temos, quase que diariamente, recebido retorno da equipe do Ministério da Economia, inclusive do ministro Paulo Guedes, agradecendo nosso apoio e a formalidade com que tratamos dos assuntos públicos”, disse.

Reforma Tributária

O professor Nelson Barrizelli, responsável por um estudo acerca dos projetos de reforma tributárias e seus impactos, fez uma nova apresentação ao grupo, na qual esmiuçou a  Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), proposta enviada pelo Ministério da Economia ao Congresso Nacional como uma primeira parte da reforma tributária do Executivo.

O novo tributo elevaria a carga de 3,5% para 12% no setor de serviços. Segundo o professor, o próprio Ministério admite rever a alíquota, que ainda não estaria estabilizada. Veja abaixo um dos exemplos apresentados por Barizelli em sua apresentação.

As simulações apresentadas pelo professor foram feitas através de análises de dados coletados em empresas representantes de cada uma das entidades da Unecs. O estudo que está sendo realizado servirá como base para que a União se posicione, futuramente, quanto à reforma tributária.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311