Após meses de conferências e trabalhos coordenados entre entidades europeias e americanas, o consórcio de 11 organizações internacionais, do qual a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é participante, deu-se fim à etapa de recebimento das propostas da primeira convocatória de fundos concursáveis do programa. Foram 124 projetos provenientes de organizações empresariais e entidades públicas de 17 países da América Latina.
Com o objetivo de melhorar a produtividade e o trabalho de dezenas de milhares de MPMEs, o consórcio Al Invest 5.0 é o projeto de cooperação internacional mais importante da União Europeia na America Latina.
Florian Lutticken, responsável pelo projeto na Comissão Europeia, qualificou o resultado como “impressionante” e expressou seu “apreço por esta demonstração de interesse e comprometimento com os objetivos do programa AL-Invest 5.0”.
“Esta convocatória bem sucedida nos permitirá escolher entre as melhores propostas de toda a América Latina, desta forma vamos garantir que as MPMEs recebam o melhor”, afirma Daniel Velasco, coordenador do consórcio e gerente-geral da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, Bolívia (CAINCO).
George Pinheiro, presidente da CACB, demonstra grandes expectativas quanto aos próximos passos do consórcio. “Agora começa a etapa de avaliação para medir a idoneidade das propostas em relação aos resultados pretendidos. O foco do programa é combater a pobreza na América Latina por meio do fortalecimento das MPMEs. Os resultados serão certamente providenciais para o momento econômico que vive a América Latina, em especial, o Brasil”, declara.
O AL-Invest é um programa financiado pela União Europeia e voltado para o setor produtivo da América Latina. Nesta quinta fase, investirá U$ 35 milhões em quatro anos, incentivando projetos focados no incremento da produtividade das MPMEs nucleadas em organizações empresariais.