Home / Notícias / LISBOA

Em Portugal, presidente da CACB participa da Assembleia Geral da Aico

Encontro discute dinâmicas econômicas entre América Latina, Europa e países de Língua Portuguesa

01 de outubro de 2018 - 12:47

Até esta terça-feira (2), diversos líderes de países ibero-americanos estão reunidos em Lisboa, Portugal, para a XLV Assembleia Geral da Associação Iberoamericana de Câmaras de Comércio (Aico) e da LI Assembleia da Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial (Ciac). O evento tem como tema “Perspectivas da América Latina nas dinâmicas econômicas com a Europa e a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

Portugal é anfitrião por ser uma nação que vem crescendo economicamente acima da média da União Europeia e atrair empresários que buscam por oportunidades comerciais e de investimentos.  O encontro reúne 33 câmaras, de 14 países.

Membro da Aico, o presidente da CACB, George Pinheiro, acompanhado da superintendente da entidade, Juliana Kämpf, participa do evento, e nesta terça-feira (02), falará sobre o mercado brasileiro no painel “Desafios, riscos e oportunidades do e-commerce”.

No sábado (29), o grupo deu início aos trabalhos da Assembleia com a reunião de Diretoria da Aico, quando os membros fizeram comentários sobre a programação dos dias seguintes e analisaram propostas de empresários que têm interesse de ingressar na Aico, antes de participarem de um coquetel de boas-vindas.

“O comércio e a integração têm sido fundamentais para o desenvolvimento das nações e para atender às necessidades de seus habitantes, além de serem uma fonte fundamental de conhecimento e desenvolvimento cultural. Nesse contexto, buscamos aprofundar nossa agenda de integração, com o desafio de impulsionar os negócios entre os empreendedores dos dois lados do Atlântico”, afirmou o presidente da Aico, o colombiano Julián Domínguez Rivera.

No domingo (30) pela manhã, os membros fizeram uma visita ao Santuário de Fátima, onde participaram de uma missa. À tarde, estiveram no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha, construído em 1386 pelo rei D. João I de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os castelhanos na batalha de Aljubarrota.

Nesta segunda-feira (01), na cerimônia de abertura, George Pinheiro esteve com o prefeito de Miami, Francis Suarez, o prefeito de Sevilla, Juan Espadas Cejas, e com o embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Na oportunidade, o presidente da CACB falou ao público sobre a importância da integração entre os países latinos e os membros da CPLP para o aumento do comércio internacional entre estas nações.

Aproveitou para agradecer a presença do presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), Salimo Abdula, e do presidente da União dos Exportadores da CPLP (UE-CPLP), Mário Costa.

Na plenária, o grupo falou da criação de uma “nova língua” para facilitar e estreitar as relações comerciais entre todos esses países. Durante o almoço, 25 empresários de Miami fizeram apresentações sobre oportunidade de negócio e investimento entre as nações.

Ainda hoje, a superintendente da CACB, Juliana Kämpf, fará uma apresentação sobre o 11º Congresso Mundial de Câmaras e a XLVIII reunião do Conselho Diretivo da Aico, que serão realizados no Rio de Janeiro, em 2019.

Até amanhã, a agenda do evento girará em torno das oportunidades de uma maior integração, dos desafios do E-commerce e da discussão de modelos de potencial desenvolvimento de turismo e negócios internacionais.