Imprensa

Em encontro na CACB, Geraldo Alckmin defende reformas e desoneração da folha

Para o vice-presidente da República, que esteve com o Conselho Deliberativo da Confederação, é preciso, ainda, desburocratizar processo e reduzir o "Custo Brasil" para que o Brasil se desenvolva

14 de novembro de 2023 às 10:24

Em encontro com líderes do Sistema CACB, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defendeu a necessidade da reforma tributária para melhorar a competitividade e afirmou que o passo seguinte deve ser a luta pela desoneração da folha.

“Passada a reforma tributária, o caminho deve ser a desoneração da folha. O grande desafio hoje, no mundo, é o emprego e a renda e é preciso estimular que emprega no nosso país”, defendeu.

Sobre a reforma tributária, ele reconheceu sua necessidade para que a economia cresça e disse que a ideia é simplificar o sistema tributário e desonerar investimentos. “A medida pode, em 15 anos, elevar o PIB em 12%”, pontuou.

Alckmin tratou a burocratização e o chamado “Custo Brasil” como gargalos, pontos que, segundo ele, precisam ser resolvidos para que o país se desenvolva. “Precisamos das reformas, de melhorar a logística do nosso país, reduzir os juros, desburocratizar processos e estimular que micro e pequenas empresas ingressem no comércio exterior”, pontuou.

O vice-presidente também falou sobre a criação do Fórum Nacional de Comércio e Serviços, que terá como objetivo a elaboração de políticas de desenvolvimento dos setores, com bases sustentáveis e tecnológicas no Brasil e o fortalecimento do diálogo e da cooperação entre o governo federal e as entidades representativas desses segmentos. “Precisamos ouvi-los para errar menos naquilo que estamos fazendo, e a CACB já está convidada desde já para integrar o Fórum”, afirmou.

Em agradecimento à vinda de Alckmin, o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, entregou ao VP uma placa de homenagem. “Uma retribuição pela disponibilidade de tempo para ouvir o que os representantes das Associações Comerciais do Brasil têm a dizer”, destacou Cotait.

O encontro com Alckmin aconteceu nesta segunda-feira (13), na sede da Confederação, em Brasília, durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da CACB, que além de receber o vice-presidente, também tratou de outros temas, entre eles, o trabalho da CACB em 2024. “Queremos que o ano que vem seja ainda mais produtivo pra CACB, impondo ações efetivas que evidenciem o nosso protagonismo, mas tudo com o apoio de todos vocês”, disse Cotait.

Anderson Trautman Cardoso, que é vice-presidente e coordenador do Comitê Jurídico da Confederação, deu destaque à atuação da entidade nas discussões da reforma tributária, tanto na Câmara, quanto no Senado. “Tivemos uma atuação muito forte e conseguimos influenciar algumas modificações no texto. No entanto, a reforma que foi aprovada no Senado ainda nos preocupa. Em síntese, estamos tratando apenas a tributação sobre consumo. Vem ainda pela frente a mudança da tributação sobre a renda”, afirmou.

A preocupação, segundo ele, está nos riscos de aumento de carga. “Não fosse o trabalho da CACB, teríamos um texto pior. Mas esse, ainda não é o ideal. Temos muito a trabalhar”, completou Anderson.

A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, anunciou a marca de 602 conselhos criados no país. “Fico muito feliz e orgulhosa da história que estamos construindo. O CMEC está se alastrando pelo Brasil e a nossa intenção é ajudar a levar o associativismo cada vez mais longe”, disse.

Ana também comentou a realização do Liberdade para Empreender, que acontece em São Paulo no dia 28 de novembro, e o WE Forum, que em março de 2024 traz a Brasília líderes empresariais do mundo inteiro para discutir o empreendedorismo feminino.

Palavra aos presidentes

O encontro também deu oportunidade para que cada presidente presente pudesse falar sobre os assuntos com os quais a CACB tem se envolvido. Além da reforma tributária, assunto predominante, também foram citados a atuação da Confederação junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; fortalecimento do sistema; sustentabilidade das entidades da rede; entre outros.

As fotos do evento estão no Flickr da CACB, clicando aqui.

Últimas Notícias

CACB e FEDERAMINAS lançam campanha para fortalecer e valorizar o associativismo em todo o país CACB e FEDERAMINAS lançam campanha para fortalecer e valorizar o associativismo em todo o país
DIA DO ASSOCIATIVISMO 7 de julho de 2026 às 17:26

CACB e FEDERAMINAS lançam campanha para fortalecer e valorizar o associativismo em todo o país

Reunião da CACB tem presença de lideranças de frentes parlamentares Reunião da CACB tem presença de lideranças de frentes parlamentares
COMITÊ JURÍDICO 7 de julho de 2026 às 17:10

Reunião da CACB tem presença de lideranças de frentes parlamentares

Federaminas lança campanha de valorização das associações comerciais e empresariais Federaminas lança campanha de valorização das associações comerciais e empresariais
DIA DO ASSOCIATIVISMO 6 de julho de 2026 às 15:00

Federaminas lança campanha de valorização das associações comerciais e empresariais

CACB é destaque em reportagem da Gazeta do Povo sobre a escala 6×1 CACB é destaque em reportagem da Gazeta do Povo sobre a escala 6×1
NA MÍDIA 2 de julho de 2026 às 16:12

CACB é destaque em reportagem da Gazeta do Povo sobre a escala 6×1

Poder360 destaca posição da CACB sobre atualização dos tetos do MEI e do Simples Nacional Poder360 destaca posição da CACB sobre atualização dos tetos do MEI e do Simples Nacional
NA MÍDIA 2 de julho de 2026 às 15:32

Poder360 destaca posição da CACB sobre atualização dos tetos do MEI e do Simples Nacional

CNN Brasil repercute defesa da CACB por correção do MEI e do Simples Nacional CNN Brasil repercute defesa da CACB por correção do MEI e do Simples Nacional
NA MÍDIA 2 de julho de 2026 às 15:13

CNN Brasil repercute defesa da CACB por correção do MEI e do Simples Nacional

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel