Na manhã desta terça-feira (08), os presidentes da CACB, George Pinheiro, e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, estiveram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), para discutirem a tramitação das reformas administrativa e tributária no Congresso Nacional, pautas que têm sido fortemente reivindicadas pelo setor produtivo brasileiro.
No encontro, Lira garantiu que ainda este ano as duas propostas serão aprovadas pelos parlamentares. “Nós vamos trabalhar para isto”, disse ele.
“Foi um encontro muito produtivo, o que dá um pouco mais de otimismo para a retomada econômica do país no período pós-pandemia”, disse George Pinheiro, que entregou a Lira um documento com a proposta do Simplifica Já. Composta por quatro módulos – reforma da PIS/Cofins, aprimorando a definição do conceito de insumo; desoneração parcial da folha, para as empresas que mais empregam; reforma do ICMS, unificando-se as atuais 27 legislações e sistemas do ICMS; reforma do ISS, unificando-se as milhares de legislações e sistemas do ISS- o projeto não traz guerra entre os setores e não aumenta carga tributária.
Para o presidente da Faciap, Lira se mostrou bem alinhado com o governo e positivo de que vai conseguir avançar rapidamente com as duas reformas. “Saímos, sim, otimistas de que o Legislativo vai conseguir levar os projetos à frente e contribuir para a recuperação do setor produtivo brasileiro”, disse Fernando.
O encontro foi organizado pelo deputado Filipe Barros (PSL/PR) e contou com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles, que colocou a entidade à disposição de Lira para compartilharem informações sobre as micro e pequenas empresas brasileiras.