Depois de uma extensa agenda em Lisboa, em compromissos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o presidente da CACB, George Pinheiro, desembarcou em Dubai na última sexta-feira (12), onde acompanhou o Invest in Brazil Forum, evento organizado pela Apex-Brasil nos Emirados Árabes, e que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.
“Nós somos muito próximos. O Brasil possui mais de 5 milhões de árabes. Se formos contar os descendentes, chegamos à casa dos 30 milhões”, disse, durante a abertura do evento. “Mais do que bons parceiros, somos irmãos”, completou.
Além de Bolsonaro, participaram os ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos França (Relações Exteriores), Braga Netto (Defesa) e Gilson Machado (Turismo).
“Temos certeza que essa passagem os fará investir mais ainda”, finalizou o presidente, ao se referir a autoridades locais e investidores árabes, que também participaram do fórum.
Expo 2020
Pinheiro, que estava acompanhado do vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, Luiz Carlos Furtado, do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, também visitou a Expo 2020, uma exposição com obras arquitetônicas e inovações tecnológicas dos mais de 190 países representados em seus pavilhões. O evento foi inaugurado em 1º de outubro e segue até março de 2022.
Até lá, o espaço de quase 4 mil metros quadrados do Pavilhão Brasil deve receber delegações das três esferas públicas, além de empresários, investidores, startups, empreendedores e representantes setoriais, em uma imersão em visões, sons e cheiros do país – incluindo uma lâmina d’água representando rios e lagos brasileiros, por onde os visitantes podem caminhar.
Como fazer negócios com os Emirados Árabes Unidos
Também em Dubai, os representantes da CACB assistiram à palestra magna do ex-presidente da República Michel Temer, durante o seminário “Como fazer negócios com os Emirados Árabes Unidos”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em sua apresentação, Temer falou sobre suas experiências para realçar a importância do multilateralismo para o Brasil, no sentido da construção de relações sólidas e férteis com parceiros internacionais.
A comitiva da Missão Internacional do Brasil Export em Dubai acompanhou a palestra magna do ex-Presidente da República, Michel Temer, durante o seminário “Como fazer negócios com os Emirados Árabes Unidos”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na ocasião, Temer falou sobre suas experiências para realçar a importância do multilateralismo para o Brasil, no sentido da construção de relações sólidas e férteis com parceiros internacionais. “Às vezes temos ideias equivocadas. É inviável para o Brasil o isolamento ou o bilateralismo”.
*Com informações da Agência Brasil