Imprensa
GREVE

Em aceno a caminhoneiros, Bolsonaro autoriza reduzir PIS/Cofins sobre diesel

Ideia do Palácio do Planalto é anunciar a medida antes da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, marcada para segunda-feira (1º)

28 de janeiro de 2021 às 10:08

Foto: Marco Santos/Agência Pará

O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar em breve a redução do PIS/Cofins que incide sobre o óleo diesel. A medida será um aceno a caminhoneiros, em meio a ameaças de greve da categoria.

Segundo apurou a CNN com fontes do Palácio do Planalto e da equipe econômica, Bolsonaro já autorizou a Receita Federal a programar uma fonte compensadora para a redução da alíquota do tributo.

A interlocutores, o ministro Paulo Guedes vem dizendo que a ideia é “atenuar” o recente aumento no preço do diesel na bomba, e não zerar completamente os dois impostos.

A ideia do Palácio do Planalto é anunciar a medida antes da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, marcada para segunda-feira (1º), para evitar que a ameaça de greve dos caminhoneiros contamine a disputa.

Auxiliares presidenciais ressaltam que outras medidas também estão em estudo para atender demandas dos caminhoneiros. Entre elas, possíveis alterações nas regras de pesagem de carga.

Esses auxiliares lembram que, nas últimas semanas, o governo já havia zerado o imposto de importação de pneus e incluído os caminhoneiros no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19.

Apesar disso, a categoria passou a fazer ameaças de greve após a Petrobras aumentar o preço médio do diesel nas refinarias em 4,4%, a primeira alta do combustível em quase um mês.

Procurados oficialmente, o Palácio do Planalto e o Ministério da Economia não responderam. O Ministério da Infraestrutura não se pronunciou.

Fonte: CNN Brasil

Últimas Notícias

CMEC realiza o WeForum para líderes do mercado nacional e internacional CMEC realiza o WeForum para líderes do mercado nacional e internacional
MULHER EMPREENDORA 18 de março de 2024 às 14:56

CMEC realiza o WeForum para líderes do mercado nacional e internacional

Dia do Consumidor: cachaça brasileira ganha espaço em novos mercados Dia do Consumidor: cachaça brasileira ganha espaço em novos mercados
NEGÓCIOS 15 de março de 2024 às 14:04

Dia do Consumidor: cachaça brasileira ganha espaço em novos mercados

Primeira reunião do Conselho Deliberativo da CACB reforça papel estratégico da entidade Primeira reunião do Conselho Deliberativo da CACB reforça papel estratégico da entidade
SISTEMA CACB 13 de março de 2024 às 15:30

Primeira reunião do Conselho Deliberativo da CACB reforça papel estratégico da entidade

Programa de Fortalecimento das ACEs do Sistema CACB é lançado em Rondônia Programa de Fortalecimento das ACEs do Sistema CACB é lançado em Rondônia
REPRESENTATIVIDADE 13 de março de 2024 às 14:50

Programa de Fortalecimento das ACEs do Sistema CACB é lançado em Rondônia

CACB propõe parceria ao ministro das Cidades para desenvolvimento urbano CACB propõe parceria ao ministro das Cidades para desenvolvimento urbano
CICLO DE DEBATES 13 de março de 2024 às 12:44

CACB propõe parceria ao ministro das Cidades para desenvolvimento urbano

Encontro de empresários com ministro das Cidades tem novo horário Encontro de empresários com ministro das Cidades tem novo horário
AVISO 12 de março de 2024 às 09:31

Encontro de empresários com ministro das Cidades tem novo horário

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel