1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / #11WCC

Eliminar barreiras comerciais: o principal objetivo para os negócios do século 21

Na cerimônia de abertura do #11WCC, o destaque dos discursos dos líderes de câmaras e negócios foi o multilateralismo

12 de junho de 2019 - 14:23

Mais de 1000 líderes de câmaras e negócios de mais de 100 países ouviram nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de abertura do 11th World Chambers Congress, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, propor que aos participantes do evento que comecemos com o essencial: que cada país possa estimular a desburocratização e a competitividade, seguindo o caminho de maior integração e incorporando na agenda a abertura internacional. “Eliminar as barreiras comerciais deve ser nossa principal estratégia: afinal, se queremos crescer juntos, usar o comércio como uma ferramenta para promover o multilateralismo é, no mínimo, nossa obrigação”, declarou.

Hamad Buamim, presidente da ICC World Chambers Federation, destacou que a colaboração é a chave para o nosso futuro compartilhado. “É por isso que, como câmaras, devemos falar alto, através das nossas organizações, para que aqueles que representamos, estejam em um nível global”, completou. Sobre o evento, Buamim afirmou que nos próximos três dias todos os participantes terão papel de líderes das câmaras e dos negócios. “Não tenho dúvida de que este tempo que vocês passarão aqui no Rio será produtivo e agradável”, disse.

O secretário geral da Internacional Chamber of Commerce (ICC), John W.H. Denton AO, afirmou que a entidade é a única organização empresarial do mundo que pode juntar, em uma mesma sala, representantes de todos os continentes para defender um propósito que existe há cem anos, dando destaque à celebração do centenário da ICC, comemorado este ano.

Denton disse que no #11WCC teremos oportunidades extraordinárias para debater a preservação do modelo de comércio multilateral e que os participantes farão parte da transformação do comércio mundial. “Os membros das câmaras representam uma voz que não é muito ouvida às vezes, mas os políticos devem nos ouvir. Eles precisam entender que boas condições de comércio são essenciais para os negócios e é disso que precisamos”, afirmou.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, convidou os participantes para visitarem os principais pontos turísticos da cidade e afirmou que a Prefeitura tem tentado diminuir todas as interferências do Estado que criam problema para os empresários e para que os investidores possam lucrar mais. “Temos muitas oportunidades nas áreas de transporte, energia e habitação”, declarou.

Por fim, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, parabenizou a organização do evento pela programação que será oferecida e colocou o estado como um dos principais players do fluxo de mercadorias e pessoas do país, um importante centro de pesquisa, além de dono de uma ampla rede de serviços que estimula novos negócios. “No âmbito do comércio exterior, de janeiro a maio deste ano, o Rio de Janeiro acumulou US$ 5 bilhões de superávit. Como governador, reafirmo o compromisso de desburocratizar os negócios”, finalizou.

Neste ano, o evento tem como tema “Criando um futuro compartilhado”. Ao longo dos três dias de programação, os participantes vão discutir assuntos de grande relevância para o desenvolvimento do comércio em todo o mundo.

Área de exposições

Inauguração da área de expositores do 11WCC

Após a cerimônia de abertura, os participantes foram convidados para a inauguração da Área de Exposições do evento, que conta com a participação 26 organizações – 17 internacionais e 9 nacionais. Um dos stands pertence à CACB. No local, o público terá a oportunidade de fazer negócios, networking e conhecer produtos e serviços que são oferecidos por câmaras de comércio e empresários ao redor do planeta.

 

Por Erick Arruda da Assessoria de Comunicação do #11WCC

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311