Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Conselho Nacional da Mulher Empresária – CNME, ligado ao sistema da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), reunirá as 19 líderes participantes, de nove estados, para a primeira reunião da Diretoria Executiva e Técnica de 2020.
Esta nova fase da gestão da empresária Tânia Rezende vai apresentar uma proposta de atualização do Regimento Interno do CNME para a diretoria e, conforme aprovado no projeto Empreender Competitivo 2017/CNME, será realizada a primeira parte da Oficina de Design Thinking para construção do planejamento estratégico da diretoria para próximo biênio.
O Empreender Competitivo é um projeto da CACB em parceria com o Sebrae para fortalecimento de micro e pequenas empresas por meio de ações conjuntas com outras empresas, acesso a recursos para desenvolvimento de capacitações, pesquisas, consultorias e a facilidade de acesso às entidades de apoio às MPEs. O programa é direcionado para núcleos setoriais, que são grupos de empresas de um mesmo setor no mercado, com pelo menos 18 meses de atuação. A ideia é impulsionar os grupos que já estão em fase de autossustentabilidade, com apoio para desenvolver ações que melhorem a sua competitividade. Dentre essas ações estão consultoria para a melhoria dos processos, capacitação dos presidentes e funcionários, participação de visitas técnicas, certificações, missões, marketing, estudo de mercado, entre outras.
Já o Design Thinking tem o objetivo de encontrar formas inovadoras de planejar e gerir um negócio. Na prática, é um processo que envolve a busca por soluções criativas de acordo com a necessidade do cliente.
”Minha expectativa com essa ação da oficina é que, através da realização dela com nossas lideranças estaduais, consigamos potencializar as ações em rede, criando possibilidades de composição de produtos que gerem receita aos conselhos estaduais e ao CNME, colaborando, assim, para a sustentabilidade dos conselhos. Também visamos a aumentar a abrangência de atuação dos gerar impactos positivos, que colaborem para melhoria dos negócios de mulheres empresárias no país”, afirma a presidente.
Para a gestora do CNME e diretora financeira e de projetos e sustentabilidade do CMEDF, que também é analista de Projetos do Programa Empreender, Patrícia Rêgo, a oficina é um exemplo das atividades que as empresas participantes do Empreender Competitivo podem ter a chance de realizar: “A proposta do programa é identificar e ajudar empresários a ter acesso a oportunidades de crescimento. A capacitação é essencial para alavancar o desenvolvimento de qualquer negócio. No caso das mulheres empresárias, nosso objetivo atual é investir no fortalecimento do Conselho, para garantir que as mulheres que fazem parte do sistema associativista recebam apoio necessário para ter sucesso na luta diária do empreendedorismo”. Ela ainda destaca que o planejamento estratégico a ser definido no evento trará mais engajamento das lideranças estaduais e melhorará o posicionamento estratégico do CNME em todo o sistema CACB: “Esta ação só se tornou possível por conta de um aditamento de mais seis meses e um incremento financeiro de 20% no valor total do Projeto do Empreender Competitivo 2017/CNME”.
Capitalismo consciente: o novo sistema
Negócios sustentáveis e inovadores. Essa é a meta do novo capitalismo, o consciente. A ideia é fazer aqui no Brasil, no interior no país e em qualquer lugar, aquilo que empresas como a poderosa Google já aplicam todos os dias em seus negócios: incorporar na gestão aspectos construtivos e promissores do capitalismo, atuando de maneira a criar valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes, funcionários, fornecedores, investidores, a comunidade e o meio ambiente. É, acima de tudo, uma redefinição do que é o lucro…
A palestra sobre o capitalismo consciente, com a Embaixadora do Capitalismo Consciente Brasil, Francine Pena Póvoa, será o grande destaque do evento: “Espero que nossas líderes do CNME se tornem propagadoras do capitalismo consciente no Brasil. Como mulher e líder, me preocupo em compartilhar os pilares desse novo modelo da gestão com valores mais femininos, um ponto chave da liderança voltada para o capitalismo consciente. A mulher é cooperativa, criativa e empática. É preciso reduzir a forma de agir e pensar predominantemente masculina. Fomos ensinados a valorizar características apenas masculinas, mais individualistas e hierárquicas. Por isso, pra dar certo, ambos os gêneros precisam entender que manifestar sensibilidade não é sinal de fraqueza e sim um caminho necessário se quisermos que nossas empresas tenham “cauda longa” e uma vida perene”, garante Tânia.
Segundo a representante nacional das mulheres empresárias, Tânia Rezende, “o capitalismo consciente mostra, através de pesquisas recentes, que empresas que adotaram práticas mais humanizadas, com gestão voltada não somente para o lucro, mas principalmente para as relações humanas e reconhecimento de todos seus stakeholders, assim como preocupação com impactos que a empresa causa na comunidade que está inserida, aumentaram seus resultados /lucros, quando avaliadas ao longo de 10 anos se comparadas a empresas que não adotaram tais práticas”, conclui.
Quem é a mulher empresária
De acordo com estudo do Instituto Rede Mulher Empreendedora de 2019, que reuniu mais de 2500 entrevistas em todo o Brasil, cerca de 70% das empresárias tem graduação ou pós; o negócio que elas tocam é a principal renda familiar para 38% das entrevistadas. Além disso, mais de 60% delas começou há menos de 3 anos. Elas também têm menos tempo para investir na empresa, pois se dedicam aos filhos e à casa. A maioria começou a empreender depois dos 30 anos e metade dos negócios têm faturamento mensal de até 2.500 reais – esse é o perfil da mulher empresária brasileira.
Programação
REUNIÃO DIRETORIA EXECUTIVA E TÉCNICA – CNME
Gestão 2019-2021
DIA 17/02/2020 (segunda-feira)
PROGRAMAÇÃO:
10h – ABERTURA
- Palavra da anfitriã, Sra. Yêda Fernal, Presidente da FEDERAMINAS MULHER
- Palavra da Sra. Tania Rezende, Presidente do CNME
- Apresentação da proposta de alteração do Regimento Interno do CNME.
o Principais pontos:
- Apresentação da parcial da pesquisa.
- Encontro Nacional da Mulher Empresária – 2020.
- Palestra: Nova Era, Novas Regras, Novo Capitalismo com Francine Pena Póvoa – Embaixadora
do Capitalismo Consciente no Brasil
12:30 h – BRUNCH DE BOAS VINDAS
13h – Início da Oficina de Design Thinking
- Apresentação e boas vindas – Tania Rezende, Presidente do CNME
17h – Coffee Break
20h – Encerramento do dia
DIA 18/02/2020 (terça-feira)
8h – Oficina de Design Thinking
10h – Coffee Break
12h – Encerramento das atividades