Imprensa
FEDERASUL

Efeitos do cenário político-econômico resultam em retrocesso

Mudança passa por uma coalizão política somada à reforma administrativa séria

31 de março de 2016 às 14:02
Francisco Ferraz e Victória Werneck participaram do “Tá na Mesa” – Foto: Ivan Andrade

Francisco Ferraz e Victória Werneck participaram do “Tá na Mesa” – Foto: Ivan Andrade

O Brasil vive uma incógnita a respeito do seu futuro político e econômico. Os últimos acontecimentos apontam para um “desgoverno”, situação que dificulta a leitura e a antecipação dos próximos passos da atual gestão, segundo afirmou a economista-chefe da Icatu Seguros, Victória Werneck, e o professor e cientista político Francisco Ferraz, no “Tá na Mesa” da Federasul, desta quarta-feira (30/03). Ambos concordam que o país precisa de uma coalizão política somada a uma reforma administrativa séria que resulte no pleno funcionamento das instituições, caso contrário, todos os efeitos da atual situação se assemelham ao famoso “remar pra trás”.
Para o professor Ferraz é difícil traduzir as jogadas políticas e arriscar uma antecipação de fatos do atual ou futuro governo. “A certeza que temos é que a atual presidente ainda não governou o país”, analisou ao afirmar que os brasileiros assistem a um verdadeiro “varejo de cargos”. Os reflexos aparecem na economia, conforme pontuou a economista-chefe da Icatu Seguros, Victória Werneck, ao descrever o país com sete trimestres de PIB em queda, quatro bimestres seguidos de consumo despencando, inflação acima dos 6,5% projetados e batendo a marca de dois dígitos e desemprego crescente e em ritmo acelerado.
Os palestrantes destacaram que é preciso responsabilidade, serenidade e olhar para o futuro na condução das mudanças que se anunciam. “Temos que ter estadistas que pensem no hoje, mas também no amanhã e no depois”, disse o professor. Ao lembrar do atual rombo no cofre da União que chegou a R$25 bilhões somente em fevereiro, Victória completou que para mudar o cenário é preciso derrubar a inflação o mais rápido possível com medidas dolorosas e reformas que passem por cortes de gastos, “inclusive pelo enxugamento da máquina pública”, ilustrou lembrando que nos Estados Unidos são 8 mil cargos comissionados e aqui temos 23 mil. Para ela, o corte, pelo menos, retrataria a preocupação do governo em buscar uma solução.

Ferraz, Russowsky e Victória - Foto: Ivan Andrade

Ferraz, Russowsky e Victória – Foto: Ivan Andrade

Os conflitos políticos contribuíram para as quedas consecutivas do PIB e um crescimento baixo em alguns setores. “Não ocorreram estímulos e os próximos três anos serão para semear um recomeço”, avaliou a economista ao dizer que pelo que parece “cada indivíduo está tentando sozinho ir adiante”.
De outro lado, as pessoas estão unindo força e indo para às ruas nas manifestações sociais e em uma clara polarização de opiniões que, segundo Ferraz, o resultado pode ser o enfraquecimento da democracia participativa. “O povo está disposto a se governar”, alertou o professor.
Ao concluir a participação no “Tá na Mesa” da Federasul, Francisco Ferraz resumiu que “vivemos uma cultura política de uma democracia mal resolvida. Não nos interessa uma democracia de papel”, defendeu. Já Victória definiu que a economia brasileira está ao lado do nevoeiro da crise política.
Fonte: Federasul

Últimas Notícias

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país
COOPERAÇÃO 13 de junho de 2025 às 13:50

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante
TRANSPARÊNCIA 13 de junho de 2025 às 08:48

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul O Poder da Rede no Rio Grande do Sul
Melhoria da representatividade 12 de junho de 2025 às 16:17

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil
Na mídia 12 de junho de 2025 às 15:40

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP “Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP
ASSOCIATIVISMO 12 de junho de 2025 às 13:13

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas
LIBERDADE ECONÔMICA 11 de junho de 2025 às 16:34

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel