1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ECONOMIA

É preciso haver um ecossistema favorável para que o empreendedorismo prospere

O debate sobre a atuação do empreendedor brasileiro foi pautado pelo associativismo e pela revolução digital

21 de junho de 2018 - 13:55

Foto: Raphael Gallo

A importância do empreendedorismo na economia brasileira foi o tema de um dos painéis do dia 21 de junho, na programação do 5º Fórum Nacional CACB Mil. O mediador de debate foi o diretor financeiro da CACB e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves.

Diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen. Foto: Raphael Gallo

O convidado a abrir o debate foi o diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen. Ele apontou os bancos cooperativos, que não visam ao lucro, como parte da solução do problema de inacessibilidade que 10% dos municípios brasileiros enfrentam: “625 municípios são atendidos única e exclusivamente por uma instituição financeira cooperativa. E são justamente nas pequenas localidades onde os bancos públicos ou instituições financeiras privadas não chegam”, destacou Meinen sobre o diferencial oferecido pelas instituições baseadas no cooperativismo.

Diretor-geral da Delta Cafés no Brasil, João Morais e Castro. Foto: Raphael Gallo

Em seguida, o diretor-geral da Delta Cafés no Brasil, João Morais e Castro, apontou o fator que é essencial para que a cultura empreendedora seja disseminada no Brasil: “É necessário haver um ecossistema favorável para que o empreendedorismo prospere. Ou seja, todos os catalizadores da área empresarial devem trabalhar juntos em prol do crescimento do setor, e não uns contra os outros. Além disso, políticas públicas são bem-vindas”, afirmou o líder da marca portuguesa perita na torra e na comercialização de café.

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Sérgio Paulo Gallindo. Foto: Raphael Gallo

Ao final, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Sérgio Paulo Gallindo, assegurou que a revolução digital, também chamada de Quarta Revolução Industrial, estará presente no futuro de todas as empresas: “Nós entendemos que, para o comércio, grandes oportunidades existem no uso intensivo de dados e na criação de verdadeiras plataformas, como é o caso do Uber, do 99jobs, do Airbnb e outras que estão surgindo. Plataformas que tragam para dentro de um ecossistema uma grande quantidade de clientes, coordenados pela tecnologia da informação e pela comunicação, da qual possamos atrair informações relevantes sobre qualquer desejo desse consumidor”.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311