
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O dólar opera em alta no mundo todo, após o atentado ao candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Depois de encerrar duas semanas com queda de preços e fechar em R$ 5,43 na sexta-feira (12), a moeda volta a subir no Brasil. O dólar comercial passou para R$ 5,48 na máxima desta segunda-feira (15).
No último sábado (13), o ex-presidente norte-americano e atual candidato ao cargo, foi atingido por um disparo e retirado do palco do comício às pressas, na Pensilvânia. Apesar do quadro eleitoral americano não estar resolvido, analistas avaliam que o incidente aumentou consideravelmente as chances de o republicano voltar à Casa Branca, fortalecendo o dólar americano.
Em entrevista ao jornal O Globo, Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central (BC) e atualmente professor da Georgetown University, nos Estados Unidos, reforça como isso afeta o Brasil: “A alta do dólar e dos juros não é nada bom para o nosso país. Temos que esperar a abertura dos mercados para ver a extensão dos movimentos, mas acredito que devem ser relativamente discretos”.
Caso a vitória de Trump se concretize em novembro, o mercado irá acompanhar, principalmente, a trajetória dos juros e da inflação.