Juruaia (MG) ganhou destaque nesse mês em vários veículos da imprensa no país. A cidade do Sul de Minas, conhecida como a capital da lingerie, preparou uma atração inédita para a divulgação do 19º Fest Lingerie, a maior calcinha fio dental do país. A peça foi produzida na cor vermelha e é 450 vezes maior que o tamanho normal.
A calcinha gigante com 5 metros de altura e 6 metros de largura chamou a atenção de quem passava pela Praça Maria Regina Ribeiro do Valle Tomaz. Juruaia tem aproximadamente 11 mil habitantes e faz parte do Empreender, programa realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A cidade produz 15% de todas as peças íntimas do país, gerando 5 mil empregos e faturamento de R$ 15 milhões, segundo dados do projeto. Anualmente, as empresas de Juruaia produzem mais de 20 milhões de peças e o Produto Interno Bruto (PIB) local cresce cerca de 30% ao ano.
O projeto do Empreender é coordenado pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU) e tem foco na capacitação e no treinamento de vendas para gerar aumento de produtividade nas empresas. Além disso, o projeto prevê consultorias especializadas para cerca de 20 empresas.
De acordo com a vice presidente da CACB e presidente da ACIJU, Tania Mara Rezende, o “turismo de compra” é a alavanca da cidade. “Fizemos uma ação pensada e planejada para atrair visibilidade para o polo. Hoje, Juruaia tem mais de 200 empresas e sua economia gira em torno da indústria e venda de peças íntimas”, disse Tania, que também é diretora Financeira da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).
Ela destaca ainda que 95% das empresas de Juruaia são lideradas por mulheres. “O empreendedorismo feminino é muito forte. Outra característica importante é que as empresas já exportam porque a qualidade e o design dos produtos abriram mais essa frente comercial.”
Ação integrada com Núcleos Setoriais
A presidente da ACIJU explica que a ação envolveu sete núcleos do Empreender, entre eles, o Núcleo de Fornecedores que ficou responsável pela captação de recursos. Foram usados 50 quilos de tecido e 1800 metros de linha. Já o Núcleo de Engenharia e Arquitetura, elaborou a parte técnica do projeto e os procedimentos de segurança para sustentação da peça. O Núcleo da Mulher Empreendedora, por sua vez, fez mini réplicas da peça em chaveiros para comercialização.
“Juruaia é uma cidade que está em pleno desenvolvimento apesar dos grandes desafios econômicos que estamos vivenciando. É uma cidade que não para de buscar inovação e tecnologia para seus produtos. Temos empresas abrindo todos os dias”, comenta Tania. Segundo ela, as pequenas e médias empresas da cidade estão em pleno crescimento e expansão devido à qualidade dos produtos com valor agregado. Por isso, completa ela, o polo sofre menos com a concorrência e os baixos preços dos produtos importados.
“Juruaia é um dos grandes exemplos do sucesso e da força do associativismo. Essa história mostra como a união de empresários do mesmo setor promoveu o fortalecimento econômico e o reconhecimento da cidade como um importante polo produtivo do país”, aponta o vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, Itamar Manso.
Segundo informações do projeto Empreender, a produção de lingerie em Juruaia começou há cerca de 30 anos. A cidade, que antes vivia praticamente do café, substituiu o trabalho das lavouras pelas atividades nas fábricas. Hoje, a economia local gira em torno do mercado de moda íntima, praia, fitness e pijamas. Anualmente, a cidade sedia o Festlingerie, realizado pela ACIJU em parceria com a prefeitura e com o Sebrae. A edição desse ano ocorreu entre 4 e 8 de setembro.