Um comitiva formada por por 22 representantes de 18 empresas brasileiras acaba de voltar de Dubai, onde estiveram em uma missão comercial promovida pela CACB, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), com o objetivo de fomentar novos negócios entre o Brasil e outros países.
O presidente Alfredo Cotait Neto acompanhou a missão, que iniciou com um almoço de boas-vindas, no Kempinski Hotel Mall of the Emirates, hotel oficial da delegação. Na ocasião, além de Cotait, Damaris Eugenia Avila da Costa, presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) da ACSP, e Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária falaram aos convidados.
“Tenho lutado muito para que nossas autoridades governamentais entendam a importância do comércio exterior. O Brasil somente vai conseguir ter uma alavancagem econômica, se houver um aumento nas importações e, para isso, precisamos ter uma politica de comércio exterior, que ainda nos falta”, disse Cotait.
O “Panorama de Negócios de Dubai” foi apresentado pela chefe do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o Oriente Médio e o Norte da África, Karen Fernandes Jones.
A missão contou com a participação de empresas representantes de vários setores, entre eles, o de Alimentos; Casa e Construção; Cosméticos; Higiene Pessoal e Limpeza; Máquinas e Equipamentos; e Moda, que inclui sapatos, vestuários, moda praia, fitness e acessórios.
Durante a visita, o grupo participou de rodadas de negócios com empreendedores dos Emirados Árabes Unidos, do Catar, de Omã e do Bahrein. Nações que, segundo o Fórum Econômico Mundial, estão entre as 40 economias mais competitivas do mundo, e com empresas importadoras estabelecidas em Dubai. Também fizeram visitas técnicas em Jafza, Zona Franca de Jebel Ali.
Ao todo, foram realizadas mais de 200 reuniões entre os empresários brasileiros e compradores da região do Golfo. Foram fechados mais de US$ 3,4 milhões em negócios, que podem chegar a US$ 40 milhões nos próximos 12 meses, com 50 empresas diferentes.
A agenda terminou com a visita à Dubai World Expo – Expo 2020 Dubai, um dos mais importantes eventos de inovação e comércio do mundo. Realizada pela primeira vez no Oriente Médio, a Expo Dubai 2020 teve um investimento de 7 bilhões de dólares. A exposição mundial conta com mais de 200 pavilhões e a presença de 191 países.
“Foi muito proveitosa para as empresas brasileiras. Tivemos reuniões com importadores aqui dos Emirados e do norte da África. É uma região que merece atenção das empresas brasileiras”, disse Damaris, ao fim da missão.
*Com informações da Facesp e da ACSP