Dois terços vão preferir quitar dívidas ou poupar ao invés de comprar. Indecisos somam 21%, o que é oportunidade para o varejo, e também Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, frisa ACSP. Ainda segundo a pesquisa – feita entre os dias 1º e 15 de março em todo o Brasil -, 10% pretendem reformar a casa, 3% devem viajar e 3% têm intenção de comprar alimentos e outros itens em supermercados.
“Embora a maioria das pessoas não vá usar o dinheiro para consumir, há uma oportunidade para ser aproveitada pelo varejo, que deve investir em promoções, liquidações e marketing para atrair os 21% de consumidores indecisos”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O percentual de brasileiros que planejam usar o FGTS para quitar dívidas (39%) também cria uma possibilidade para o varejo, uma vez que tira o nome do consumidor da lista de inadimplentes e dá chance de novos crediários. O levantamento aponta ainda que 23% dos consumidores têm conta inativa para sacar, 68% não possuem e 9% não sabem ou não responderam.
Do universo de entrevistados, 87% disseram que sabiam sobre a medida e 93% mostraram-se favoráveis a ela. Encomendada pela ACSP ao Instituto Ipsos, a pesquisa foi elaborada a partir de entrevistas domiciliares com 1.200 pessoas em todo o País, por amostra probabilística representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACSP