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Demanda por voo internacional cai no Brasil após dois anos em alta

Oferta de voos internacionais recuou 3,49%, enquanto a demanda de passageiros recuou 0,68%

26 de abril de 2016 - 20:28
Foto: Jarbas Oliveira/Folhapress

Foto: Jarbas Oliveira/Folhapress

A demanda de passageiros por voos internacionais das companhias aéreas brasileiras recuou 0,68% em março, encerrando um ciclo de 24 meses de crescimento, informou a entidade que representa o setor, Abear, nesta terça-feira (26).

A oferta, enquanto isso, recuou 3,49%, levando a aumento de 2,22 pontos percentuais da taxa de ocupação do segmento, a 78,37%.

Embora a demanda por voos domésticos já viesse recuando há meses, a procura por voos internacionais operados por empresas brasileiras ainda avançava devido ao início de novas operações, como a da Azul para os Estados Unidos, e ajustes de frotas.

Em fevereiro, houve avanço de 5,43% da demanda internacional ante um ano antes. Contudo, segundo a Abear, esse cenário tem mudado.

“Desde meados de 2015, entretanto, tais variações já mostravam desaceleração gradativa. Os resultados presentes indicam um esgotamento dos esforços competitivos”, disse a Abear.

A Gol, por exemplo, suspendeu em fevereiro suas operações regulares para Miami e Orlando (EUA), Caracas (Venezuela) e Aruba. A Azul suspendeu planos de nova rota para Nova York e não tem previsão de começá-la neste ano.

Segundo a Abear, a TAM, do grupo Latam Airlines, avançou de 77,68% um ano antes para 79,5% do mercado em março. A Gol recuou de 14,86% para 13,55% no período. A Azul teve 6,9%, contra 7,4%, e Avianca passou de 0,06% para 0,05%.

As aéreas domésticas têm 27% do mercado de voos internacionais do país. O restante é detido por estrangeiras.

MERCADO DOMÉSTICO

A demanda por voos domésticos recuou em março pelo oitavo mês consecutivo, com baixa de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2015, disse a Abear.

A oferta recuou em ritmo ainda maior: 7,5% na comparação anual. Isso elevou ligeiramente a taxa de ocupação dos voos domésticos em 0,2 ponto percentual, a 77,63%.

A TAM teve 37,2% do mercado, contra 37,9% um ano antes, seguida por Gol, com 32,9%, ante 34,5%. A Azul veio em terceiro com 18%, ante 17,9%, seguida por Avianca, com 11,9% (9,7%).

Fonte: Folha de S.Paulo

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