1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CAPACITAÇÃO

Curso de mediação e arbitragem para advogados é concluído pela CBMAE e canal Momento Arbitragem

Capacitação está disponível no YouTube e os participantes têm todo o mês de setembro para solicitarem certificado de participação

04 de setembro de 2020 - 11:36

A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e o canal Momento Arbitragem concluiram na última semana o curso “Mediação e Arbitragem para advogados – o que os advogados precisam saber”, em parceria com o Sebrae, associações comerciais e diversas seccionais e subseções da OAB em todo o Brasil.

Para Welryson Simões, advogado alagoano e participante do curso, a capacitação foi de grande valia para sua carreira por dar oportunidade de aprender sobre mediação e arbitragem, meios que têm se mostrando bastante eficazes nas resoluções de conflitos, dando alternativas ao processo judicial. “Tivemos a oportunidade de explorar meios que nos dão economia de tempo e custo e menor desgaste emocional das partes. Uma alternativa célere, com base legal e muito promissora em nosso campo de trabalho”, disse.

A opinião é compartilhada pelo professor do curso e responsável pelo canal Momento Arbitragem, o advogado Asdrubal Júnior, que lembra que a maioria dos profissionais que estão no mercado não tiveram acesso aos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESCs) durante sua formação acadêmica. Só agora, em 2020, o tema se tornou obrigatório na grade curricular dos cursos superiores.

Por outro lado, continua o professor, desde 2015 o novo Código de Processo Civil (CPC) e o novo Código de Ética dos Advogados determina que o advogado estimule os clientes a utilizarem os MESCs. “O curso tem a intenção de contribuir com a compreensão sobre este aspecto, ajudando os profissionais a saberem identificar as características que precisam para saber qual o caminho mais indicado para cada caso, cada contexto. Auxiliá-los a enxergar além de uma simples oportunidade de fazer um acordo, mas como fazê-lo bem feito, como se planejar, como compreender o que isso envolve, e, de fato, como conseguir tirar o máximo proveito dessa oportunidade”, destaca Asdrubal.

A estudante de direito Danielly Fernanda, de Maceió-AL, elogiou a condução do curso e disse ter compreendido melhor a diferença entre os métodos apresentados. “Isso é muito bom para mim como profissional e também para ajudar a diminuir as demandas que chegam ao Judiciário”, completou.

As seis aulas do curso foram gravadas e estão disponíveis nos canais do YouTube da CBMAE e do Momento Arbitragem. “A ideia é que um número maior de pessoas possam assistir às aulas e aproveitar o conteúdo, que foi muito rico. Tivemos mais de 1700 inscritos no curso”, explica o coordenador nacional da CBMAE, Eduardo Vieira.

Tanto os alunos que assistiram à capacitação ao vivo, quanto aqueles que acompanharem as aulas pelo YouTube, podem solicitar o certificado de participação. Para tal, basta enviar, durante o mês de setembro, um resumo de uma lauda de cada uma das seis aulas ao e-mail cbmae@cacb.org.br.

Para acessar as aulas, clique em um dos links abaixo:
YouTube CBMAE
YouTube Momento Arbitragem

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311