1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / CONGRESSO MUNDIAL

Criando um futuro compartilhado: programação do 11WCC discutirá temas como combate à corrupção, mundo disruptivo e tecnologia

Evento acontece no Rio de Janeiro, de 12 a 14 de junho, com a participação de mais de mil líderes do empreendedorismo mundial

30 de maio de 2019 - 14:24

Durante três dias de intensas atividades, o 11th World Chambers Congress vai discutir, de 12 a 14 de junho, no Rio de Janeiro, soluções para assuntos globais de maior relevância no mundo empresarial. A partir do tema geral do evento, “Criando um futuro compartilhado”, os participantes tratarão de assuntos como desenvolvimento sustentável, crescimento e desenvolvimento econômico, combate à corrupção e o impacto da tecnologia nos negócios.

Ainda no primeiro dia de evento, logo após a Cerimônia de Abertura – 12 de junho, às 9h -, o painel “Um mundo disruptivo: Abrindo novos caminhos para um futuro compartilhado” vai ajudar os participantes a entenderem as tendências econômicas e geopolíticas desta era de rupturas em que vivemos, e traçarem um novo rumo para os seus negócios. A diretora executiva da International Trade Centre de Genebra e agente de desenvolvimento das Nações Unidas, Arancha González, participa do painel.

As “Perspectivas para um mundo digital” serão discutidas logo na agenda seguinte. O painel será dividido em duas partes, uma para discutir o futuro do comércio e, a outra, o futuro das cidades. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e Emmanuelle Ganne, analista senior na Divisão de Pesquisa Econômica e Estatística do World Trade Organization (WTO) participam.

A programação do dia 13 começa com o painel “Construindo mercados justos e transparentes para todos”, que vai discutir medidas que governos e instituições devem adotar no combate à corrupção, com a presença do ex-presidente da Petrobras e CEO da empresa BRF, Pedro Parente. No mesmo dia, Cyrill Gutsch, fundador da Parley for the Oceans, organização sem fins lucrativos que trabalha pela preservação dos oceanos, fala das transformações do mercado, com foco no incentivo à inovação. O painel “O discurso da liderança: Mudando o mundo permanentemente” vai apresentar os valores que devem orientar uma nova geração de líderes de negócios.

Os riscos econômicos e sociais impostos pelas mudanças climáticas entram em pauta no dia 14, com o painel “Os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e as Mudanças Climáticas: Prosperando em uma Economia de Baixo Carbono”, que vai tratar da adaptação dos negócios para aproveitar oportunidades mais sustentáveis. Em seguida, Olivier Crouzet, chefe de pedagogia da École 42, participa do painel “Repensando a educação: Habilidades para a economia global do futuro”, que discute o papel de liderança das câmaras de comércio no desenvolvimento de uma força de trabalho global dinâmica e eficaz.

Workshops

Além das plenárias, o 11WCC também promoverá workshops para os participantes. No primeiro dia, o evento apresenta “Ferramentas para o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de disputas extrajudiciais”, para que as empresas conheçam diferentes mecanismos de resolução de disputas, suas vantagens e desvantagens. As transações comerciais e oportunidade de negócios da região serão apresentadas no workshop “Descubra as oportunidades da América Latina através da AICO”.

Ainda no dia 12, “Tudo o que você queria saber sobre blockchain, mas tinha receio de perguntar” trata desta tecnologia que é cada vez mais anunciada como revolucionária em muitos setores da economia global.  O mercado global de blockchain, amplamente incompreendido, pode valer US$ 60 bilhões até 2024. Nomes como Gerrie Smits, escritor e consultor em estratégia digital e blockchain, e Emmanuelle Ganne, analista senior na Divisão de Pesquisa Econômica e Estatística do World Trade Organization (WTO), oferecerão uma visão geral acessível e algumas de suas aplicações mais promissoras sobre o assunto.

No dia 13, quatro sessões serão oferecidas. A primeira, “PMEs para o mundo: câmaras como facilitadoras e parceiras”, discute o papel que as câmaras de comércio e outros atores podem desempenhar na expansão dos ganhos do comércio mundial para as pequenas e médias empresas.

As principais questões para a introdução do sistema do ATA Carnet, documento facilitador do comércio internacional que unifica formulários aduaneiros e substitui pedidos de garantia diferentes de país para país, em qualquer país, serão discutidas no workshop “ATA Carnet: Impulsionando negócios internacionais com o seu passaporte para mercadorias”, com a participação do supervisor executivo internacional da TV Globo, Wilson Maragno.

A sessão “A revolução do e-commerce: Comércio eletrônico para pequenas empresas” discute como as câmaras podem capitalizar a revolução do comércio eletrônico e maximizar os benefícios para as pequenas e médias empresas.

À medida que os governos procuram o setor privado para financiar e implementar projetos de infraestrutura inclusivos, o workshop “Infraestrutura inclusiva em economias emergentes” discute o papel que as câmaras podem desempenhar na mobilização de investimentos e no compartilhamento de melhores práticas.

No dia 14, o 11WCC promove um workshop sobre a “História do Certificado de Origem: Mapeando o futuro dos documentos comerciais em uma economia global em transformação”, para apresentar novos serviços de facilitação do comércio e as tecnologias certas para fazer parcerias na entrega de certificados de origem e documentos comerciais.

Os diferentes desafios e oportunidades da transformação digital serão tratados na sessão “Adaptando câmaras de comércio para a transformação digital”, com o CEO e co-fundador da empresa Tiao, Joost Visser.

As “Novas fronteiras na facilitação do comércio”, sessão organizada pela Aliança Global para a Facilitação do Comércio, analisa práticas para impulsionar a reforma da facilitação do comércio. O workshop “Além dos bancos… Como novas alternativas financeiras transformam as economias avançadas e emergentes?” fala das alternativas para as transações financeiras fora das instituições bancárias, como as chamadas fintechs, por exemplo. O conselheiro geral da Mastercard, Timothy Murphy, participa. Para encerrar, a sessão “Câmaras e startups” irá destacar histórias de startups inspiradoras e discutir como as câmaras podem se engajar com os empreendedores e empresas da próxima geração, com a presença João Kepler Braga, investidor na Bossa Nova Investimentos.

Eventos sociais

Dois eventos sociais estão na programação do 11WCC: o coquetel de boas-vindas, logo após o encerramento da programação do dia 12; e o jantar de gala, às 19h30, quando serão anunciados os vencedores da World Chambers Competition, único programa que reconhece projetos inovadores realizados por câmaras de todo o mundo.

A competição premia em três categorias: Melhor Projeto de Educação e Treinamento, que reconhece as câmaras que estão provando que investir em educação e treinamento pode ser crucial para o estabelecimento, o avanço e o sucesso de pequenas e médias empresas (PMEs), o desenvolvimento econômico e a criação de empregos; Melhor Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas e Empreendedorismo, que premia iniciativas de câmaras que estão ajudando as PMEs e os empresários a inovarem e desenvolverem os seus negócios ou a fortalecerem a criação de emprego em suas respectivas comunidades; e Melhor Projeto Não-Convencional, que reconhece câmaras que desenvolvem projetos únicos e inovadores em uma atividade não associada à sua missão e objetivos e, por sua vez, ajudam a aumentar os empregos e melhorar a economia local.

Saiba mais em www.worldchamberscongress.org.

Patrocinadores e Parceiros

O 11WCC tem como patrocinadores a Certisign, Qatar Chamber, Dubai Chamber, The Chamber of Commerce and Industry of the Russian Federation, Northern Ireland Chamber of Commerce and Industry, Sharjah Chamber of Commerce & Industry, ATA Carnet, Banco do Brasil, Bogotá Chamber of Commerce, Geneva Chamber of Commerce, Industry and Services, GS1 Brasil, Fundação Pitágoras, Silk Road Chamber of International Commerce, vCargo Cloud, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Cámara Argentina de Comercio y Servicios. São parceiros do evento o Al-Invest 5.0, Confederation of Asia Pacific Chambers of Commerce and Industry, Confederação Nacional da Indústria, Center for International Private Enterprise, International Trade Centre, Sebrae, Asociacion Iberoamericana de Camaras de Comercio, Junior Chamber International e Torino Chamber of Commerce, Industry Crafts and Agriculture. São parceiras de mídia a Global Trade Review e a The Business Year. São parceiras aéreas a Latam Airlines e a OneWorld.

Credenciamento de imprensa

Para cobrir o evento, o jornalista precisa estar inscrito no 11WCC na categoria Press. Caso tenha interesse em participar, envie e-mail para kat.nsat@gmail.com.

SERVIÇO

O QUÊ: 11th World Chambers Congress

QUANDO: 12, 13 e 14 de junho de 2019

ONDE: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

QUEM: 1000 participantes de 100 países

COMO: Maior Congresso Mundial das Câmaras de Comércio realizado pela primeira vez na América do Sul

POR QUE: Para discutir o tema “Criando um futuro compartilhado”

 

Atendimento à imprensa no Brasil

Katiuscia Sotomayor – (61) 9-9276-4477

Erick Arruda – (61) 9-8151-3666 / (61) 3321-1311

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311