CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CONFERÊNCIA

CPLP discute oportunidades de negócios e segurança jurídica entre os países

Um Centro de Arbitragem será inaugurado para atender as demandas do grupo

29 de outubro de 2021 - 18:58

O presidente da CACB e vice presidente da CE-CPLP, George Pinheiro, participou nesta sexta-feira (29) da conferência Oportunidades e Desafios nos Países da CPLP – CPLP como plataforma de negócios + Mecanismos de segurança jurídica, e defendeu a inserção das micro e pequenas empresas no mercado internacional, sem que elas tenham que se preocupar com as diferentes legislações existentes em cada nação.

“O que mais preocupa os empresários hoje na hora de venderem seus produtos a outros países é a insegurança jurídica. São códigos, regras e discussões legislativas diferentes em cada país e isso amedronta os empreendedores. A CPLP está prestes a ter o seu próprio tribunal arbitral para a resolução de conflitos e tenho certeza de que isso nos ajudará muito neste aspecto”, declarou Pinheiro.

Segundo Orlando Carvalho, presidente global CPLP Iuris, um grande trabalho tem sido realizado no sentido de formalizar a câmara arbitral da comunidade, sendo que o regulamento do projeto deve ser submetido à Presidência já na próxima semana. A sede do Centro de Arbitragem será em Lisboa, mas com escritórios de representação em todos os países do grupo.

Ele ainda destacou a importância do Brasil para a abertura de mercado entre os países. “Pela dimensão, organização e pela sua relevância no mundo, na forma como os blocos econômicos estão formados, o Brasil deve ser a verdadeira locomotiva da CPLP”, afirmou.

Jorge Pais, vice-presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), evidenciou a importância de firmação da CPLP no mundo. “Precisamos explorar a  nossa universalidade nos sete cantos do mundo, aproveitando apenas não a redes dos países lusófonos, mas todas as comunidades com quem eles têm algum acordo ou parceria comercial”, disse.

O presidente da União de Exportadores da CE-CPLP (UE-CPLP), Mário Costa, defendeu o uso da Língua Portuguesa como uma dos principais caminhos para ampliação do mercado entre os países da comunidade. “Há um mundo de oportunidades gigantes aqui, mas 95% dos negócios feitos pelos países da CPLP são feitos com outras nações, fora do bloco”, pontuou.

O evento realizado nesta sexta-feira, comandado pelo vice-presidente da CPLP Iuris, Fabio Alem, foi o primeiro de uma série de outros que serão realizados pela entidade e o Canal Arbitragem para falar de parcerias comerciais e segurança jurídica entre os países da comunidade.

A programação pode ser acompanhada em www.canalarbitragem.com.br/. Para assistir ao evento de hoje na íntegra, clique aqui.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311