
A Conferência da ONU sobre mudanças climáticas está sendo realizada no Azerbaijão. A edição do ano que vem será no Brasil | foto: UNclimatechange
Itamar Manso, vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), integra a comitiva brasileira na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, capital do Azerbaijão.
Manso destaca a relevância de ter os micro e pequenos negócios representados nas discussões globais sobre o clima. “Defendemos o avanço da agenda de adaptação às mudanças climáticas pelos empreendedores, pois os micro e pequenos negócios representam mais de 95% das empresas no Brasil e respondem por 30% do PIB do país. Mesmo não sendo responsáveis pela maior parte das emissões, esses empreendedores são essenciais no combate ao aquecimento global e no compromisso com um futuro sustentável”, afirma.
A COP29 vai de hoje (11) até 24 de novembro e entre os maiores desafios, as pautas de cumprimento do Acordo de Paris, além da urgência de ações de contenção das mudanças climáticas e das opções de financiamento para a crise climática global. No ano que vem, a conferência da ONU será no Brasil, em Belém.
Sobre a contribuição do Brasil para o evento da capital paraense, Manso comenta: “Nosso país tem investido em inovações e serviços que apoiam a transição verde, e a resiliência dos pequenos empreendimentos é um exemplo de como podemos investir no compromisso com o desenvolvimento sustentável.”
Sobre a contribuição do Brasil, que sediará a COP30 em 2025, em Belém (PA), Manso comenta: “Nosso país tem investido em inovações e serviços que apoiam a transição verde, e a resiliência dos pequenos empreendimentos é um exemplo de como podemos investir no compromisso com o desenvolvimento sustentável.”