Uma comitiva da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), grupo ligado à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), fez uma visita à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), na última segunda-feira (04), para um encontro com o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto. A visita teve como objetivo a troca de informações e o debate sobre os desafios e às oportunidades da classe empreendedora e do sistema associativista.
O presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere, e a comitiva de 36 líderes empresariais foram recebidos, ainda, por Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP); Natanael Miranda dos Anjos, superintendente-geral da Facesp; e Maurici Dias Gomes, superintendente de Produtos e Serviços da CACB, que fez uma apresentação sobre como a Confederação tem se organizado, os serviços que estão disponíveis à rede, a atuação política da entidade e as novidades da gestão.
A caravana também se encontrou com a senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, que recebeu, das mãos do presidente Ghellere, o livro dos 40 anos da Caciopar. Tereza Cristina havia realizado uma palestra no Conselho Político e Social (Cops), da Associação Comercial de São Paulo.
“Este tipo intercâmbio é fundamental para que o nosso sistema possa trocar boas práticas e, assim, se tornar cada vez mais forte”, afirmou Cotait. “Temos uma rede que tem potencial para ser uma força imbatível. Nossas Associações Comerciais são as verdadeiras representantes da classe empreendedora e da livre-iniciativa e o mais importante: esta representação é feita por um sistema independente, que gera receita por meio de soluções inteligentes que visam apoiar os empreendedores”, destacou.
“Estamos muito animados. Esta troca de experiências contribui e muito para o fortalecimento do movimento empresarial”, afirmou o presidente da Caciopar.
A programação da missão técnica paranaense segue ao longo desta semana, com visitas ao Parque Tecnológico, de São José dos Campos; ao Cubo, do banco Itaú; e ao Palácio dos Bandeirantes.
*Com informações da Facesp