CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES

Convenção Anual: ABAD comemora 40 anos em noite de debate, homenagens e premiações

Cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades, parceiros e entidades, incluindo o presidente da CACB, George Pinheiro

10 de agosto de 2021 - 15:37

Na noite desta segunda-feira (9), a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) deu início à ABAD 2021 ATIBAIA – 40ª CONVENÇÃO ANUAL DO CANAL INDIRETO, reunindo importantes agentes de distribuição de todo o país e representantes das maiores indústrias fornecedoras do setor para networking, alinhamento estratégico, troca de conhecimentos e fechamento de novos negócios.

Principal encontro de negócios do setor, o evento deste ano é parte das comemorações dos 40 anos da ABAD e tem como tema: “AGENTES DE DISTRIBUIÇÃO TRANSFORMANDO A REALIDADE DO SETOR: ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO”.

A Convenção não ocorreu em 2020 em razão da pandemia. Na cerimônia de abertura, que contou com a participação de parceiros, entidades e autoridades, o presidente da Abad, Leonardo Miguel Severini, comemorou a volta do evento, em formato híbrido: cerca de 400 convidados presenciais, cobrindo 40% da capacidade do Bourbon Convention Resort Atibaia, que sedia o evento, e um grande número de participantes virtuais.

O secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Lima, que também falou na abertura do evento, abordou o custo Brasil e a necessidade de desonerar e simplificar as obrigações tributárias do setor produtivo, destacando o impacto imediato e futuro de diversas medidas que estão sendo propostas pelo governo e votadas pelo legislativo. Destacou, ainda, a importância da participação do setor privado, por meio de suas entidades representativas, junto com o Poder Executivo e o Congresso, para fazer caminhar as pautas voltadas ao aumento da produtividade e da competitividade do país.

Ainda fizeram parte da programação um painel político e a premiação dos Melhores Atacadistas e Distribuidores por Estado e Nacional, além de homenagens a personalidades que se destacaram nesses 40 anos da Abad.

Novos serviços e atividades

O presidente da Abad também aproveitou a cerimônia inaugural para comunicar o lançamento do novo canal digital de vendas do setor atacadista e distribuidor, o marketplace Abastecebem.com.br, em parceria com a Infracommerce.

Outra novidade é o novo formato do Banco de Dados mensal da entidade, que também será lançado em breve. Ampliado e com dados por região e por categoria, com atualização em tempo real, ele está sendo viabilizado através de parceria com a empresa Neogrid.

Foi anunciado, também, o lançamento do Comitê Jurídico da Abad, voltado ao debate dos principais temas legais e regulatórios que afetam o setor.

Parceiros e autoridades

Prestigiaram a solenidade de abertura da ABAD 2021 ATIBAIA, entre outros, presidentes de entidades parceiras como João Galassi (Abras), João Carlos Oliveira (GS1 Brasil), José César da Costa (Unecs e CNDL), George Pinheiro (CACB), Paulo Eduardo Guimarães (Afrac), Virgílio Villefort (Abaas) e José Lino Sepulcre (Fecomercio/ES), representando o presidente da CNC, José Roberto Tadros; o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Lima (representando o ministro Paulo Guedes e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa); e o secretário de Justiça de Atibaia, Luiz Benedito Roberto, representando o prefeito Emil Ono.

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, enviou um vídeo reforçando a importância do setor e parabenizando pelos 40 anos da Abad. Um vídeo também foi enviado pelo governador João Dória.

Também estiveram presentes diversos parlamentares: o presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo – FCS, deputado federal Efraim Filho (DEM/PB); a deputada federal Paula Belmonte (CIDADANIA/DF) e os deputados federais Da Vitória (CIDADANIA/ES), Darci de Matos (PSD/SC), Gutemberg Reis (MDB/RJ) e Lucas González (NOVO/MG).

Painel político destaca o PLP 05/21 e a reforma tributária

Um dos pontos altos da abertura da ABAD 2021 ATIBAIA – 40ª CONVENÇÃO ANUAL DO CANAL INDIRETO, o painel político reuniu atacadistas distribuidores e parlamentares próximos do setor, integrantes da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços – FCS, para debater aspectos da reforma tributária em curso no país.

Participaram do debate o presidente da Abad, Leonardo Severini; o assessor jurídico e coordenador do Comitê Agenda Política da Abad, Alessandro Dessimoni, que foi também o mediador do painel; o vice-presidente da Abad Juliano Faria Souto; além dos deputados federais Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo – FCS; Paula Belmonte (CIDADANIA/DF); Da Vitória (CIDADANIA/ES); Darci de Matos (PSD/SC); Gutemberg Reis (MDB/RJ) e Lucas González (NOVO/MG).

O presidente da Abad voltou a agradecer a parceria de FCS com o setor e destacou a relevância da aprovação final do PL 05/2021, que ainda tramita na câmara e beneficia o setor do comércio ao prorrogar por 15 anos as isenções de incentivos vinculados ao ICMS.

Efraim Filho ressaltou a parceria da FCS com a Abad e a Unecs, que segundo ele resgata o protagonismo dos setores de comércio e serviços, os que mais empregam e mais pagam impostos, nas grandes decisões do país. Ressaltou também os desafios da Reforma Tributária: “O Congresso é uma casa de debates. E apesar dos desafios da reforma tributária, é possível avançar, com a contribuição do setor privado. Não é necessário ater-se àquilo que vem do executivo, é preciso buscar melhorar as propostas e encontrar alternativas que sejam boas para o Brasil e para o setor produtivo e não apenas para o governo. É preciso valorizar quem produz”, declarou.

Paula Belmonte, relatora do PLP 05/2021 na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, prometeu apresentar o relatório do PLP 05/2021 nos próximos dias e também enfatizou a importância do envolvimento do empresariado na política, visando transparência e inclusão.

Da Vitória, relator do PLP 05/2021 na Comissão de Finanças e Tributação frisou a importância do associativismo e de as entidades estarem unidas e próximas do Executivo e, principalmente, do Congresso. Falou, ainda, da urgência da reforma tributária, que talvez não seja a ideal, mas dará condições para o Brasil avançar.

Darci de Matos é vice-presidente da CCJ e relator reforma administrativa. Ele mostrou-se otimista com o Brasil. “Já avançamos muito nas reformas e privatizações. Este ano já votamos a autonomia do Banco Central, a lei do gás, do saneamento básico, a PEC emergencial para garantir o equilíbrio fiscal do país, a lei de licenciamento ambiental, e estamos buscando uma reforma tributária se paute pela simplificação, transparência e justiça, para não penalizar o setor produtivo. A reforma administrativa está em curso e será aprovada ainda neste ano, desengessando o poder público.”

Lucas González falou sobre o projeto sobre o menor aprendiz: “28% dos nossos mais de 50 milhões de jovens estão desempregados e sem perspectiva profissional. Então encontrar uma forma de inserir o jovem no mercado de trabalho é fundamental, daí nossos esforços em modernizar a lei do estágio, a lei do menor aprendiz, para permitir essa inserção o quanto antes.”

Gutemberg Reis reforçou que o Congresso está de portas abertas para a indústria, o comércio, o atacado distribuidor, que são os segmentos que produzem a riqueza do país. “Não tem outra forma de combater desigualdade, fazer justiça social e melhorar a vida das pessoas que não seja através da geração de emprego e renda. Um Brasil forte e próspero é um Brasil que gera riqueza.”

Juliano Souto trouxe o posicionamento da entidade: “A agenda política da Abad vai na contramão do hábito daquele empresariado que só reclama do governo. Pelo contrário. A entidade tem se mostrado propositiva, capaz de identificar dificuldades e propor soluções.” E, para isso, a aproximação com os parlamentares é fundamental, diz. “Tenho podido constatar a qualidade e a competência dos nossos parlamentares, que como cidadãos, nós geralmente desconhecemos.” Ele também ressaltou o bom trabalho da entidade nacional e das filiadas estaduais, que se uniram e se mobilizaram pela aprovação do PL 05, exaltando a continuidade da participação para o andamento da agenda política.

Fonte: Imprensa Abad

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311