1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / OPINIÃO

Consulta pública avalia o Programa Empreender

Pede-se a participação de empresários, técnicos e dirigentes de entidades. Responda: www.empreender.org.br/consulta

19 de fevereiro de 2020 - 10:10

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Sebrae realizam uma consulta pública sobre o Empreender. O estudo envolve todos os atores do projeto: empresários nucleados, consultores, executivos, coordenadores, presidentes de Associações Comerciais, Federações de Associações Comerciais e técnicos do Sebrae.

A coleta de respostas servirá de base para a formulação de um novo projeto de apoio ao Empreender.

A consulta está dividida pelos temas: Atores do Empreender; Metodologia; Capacitação e sensibilização, Gestão; Sustentabilidade e parcerias.

Responda: www.empreender.org.br/consulta

Empreender 2020

O Empreender 2020 tem como tema transversal a produtividade. Nas empresas brasileiras de um modo geral, nos últimos anos, a produtividade vem caindo em vários setores da economia. Segundo a Fecomércio-SP, o trabalhador brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano consegue realizar em 15 minutos e um alemão ou coreano em 20 minutos.

Além de tratar o problema por meio das causas macroeconômicas, como educação, infraestrutura, tributação, entre outras, mudanças são necessárias, também, dentro das empresas. O aumento da produtividade é o caminho para produzir mais e melhor, de forma mais sustentável, isto é, usando os mesmos ou menos recursos.

O coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, explica como o Empreender, pela sua atuação junto a micro e pequenas empresas, pode contribuir para a resolução do problema: “Nos 20 anos de execução do Empreender, de norte a sul do Brasil e na América Latina, empresas nucleadas melhoraram sua produtividade com capacitações, consultorias para criação e melhoria de processos, alterações no layout dos produtos, implementação e avaliação de controles, introdução de melhorias nos equipamentos e instalações, entre outros. No Empreender 2020, a produtividade dentro de MPEs não apenas fará parte das ações previstas em projeto, mas também será a pauta prioritária nos debates sobre a formação de uma nova cultura empresarial”.

Unir para crescer

Há 20 anos, a CACB e o Sebrae trabalham em conjunto para o fortalecimento de micro e pequenos negócios brasileiros com o programa Empreender. Promovendo a criação e a sustentabilidade de núcleos setoriais, o Empreender já atendeu aproximadamente 70 mil empresas em todos os estados do país.

Além de beneficiar MPEs, o programa tem se demonstrado um importante instrumento para o fortalecimento institucional de entidades empresariais, aumentando sua representatividade por meio da aproximação com os associados e da melhoria da oferta de serviços.

Implementada a princípio em Santa Catarina, a metodologia desenvolvida pela CACB evoluiu para todo o país com o apoio do Sebrae, e depois ultrapassou as fronteiras brasileiras para chegar à África, à Ásia e aos demais países da América Latina.

Premiada em congressos internacionais e referência na elaboração de novos projetos, como o Capacitar (desenvolvimento de entidades empresariais) e o DEL (desenvolvimento econômico local), a metodologia do Empreender vem sendo usada pela União Europeia há mais de 15 anos para o desenvolvimento dos pequenos negócios na América Latina por meio programa AL-Invest. Atualmente, estão sendo investidos mais de 30 milhões de euros no atendimento às empresas graças ao AL-Invest 5.0.

Serviço

O que: Consulta pública sobre o Empreender

Quem participa: empresários de núcleo setorial, consultores, executivos, coordenadores, presidentes de ACEs e Federações e técnicos do Sebrae.

Link: www.empreender.org.br/consulta

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311