1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CNME

Conselho Nacional da Mulher Empresária se reúne em Brasília

O encontro foi marcado pelo alinhamento de estratégias internas do CNME e pela interação com membros da CPLP

19 de junho de 2018 - 19:10

Foto: Sandro Damasceno

No dia 19/6, a diretoria do Conselho Nacional da Mulher Empresária da CACB (CNME) se reuniu para apresentar os resultados obtidos ao longo da gestão e planejar ações futuras. A reunião do CNME é parte da programação prévia do 5º Fórum Nacional CACB Mil, que ocorrerá entre os dias 20 e 21 de junho, juntamente com o 9º Encontro de Negócios da Língua Portuguesa, em Brasília.

Representantes de câmaras de comércios de Portugal no Brasil, que estão em Brasília para participar do Fórum, foram convidados a assistir à reunião do CNME. A interação teve como objetivo o estreitamento da relação empresarial entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a CACB, que, em 2017, conquistaram uma importante aproximação. O presidente da CACB, George Pinheiro, foi nomeado presidente de Honra da Confederação Empresarial da CPLP.

Como convidados especiais, estiveram presentes o filho do presidente da República de Portugal e presidente Federação de Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Nuno Rebelo de Souza, e a presidente da Associação para a Internacionalização de Empresas Portuguesas em Mercados Francófonos, Carla Maia.

Foto: Sandro Damasceno

A consultora Glauciele Werner vê como importante a aproximação do Conselho com atores do cenário empresarial português:  “A similaridade do idioma é um facilitador do diálogo. Além disso, precisamos nos espelhar em países que estejam a caminho da igualdade e que incentivem o empoderamento feminino. Portugal está em 5º no ranking de equidade de gênero”.

Foto: Sandro Damasceno

A palavra de abertura foi dada pela presidente do Conselho, Neiva Kieling, que apresentou aos convidados a missão e a visão do Conselho. Foi abordada também a relação de apoio técnico e institucional que a CACB oferece ao CNME, que foi fundado para combater a desigualdade de gênero crônica através do empreendedorismo e do fortalecimento da relação entre empresárias da ponta e representantes de câmaras de comércio do Brasil, que é o 121º país no ranking de participação da mulher na política: “Há um percentual enorme de mulheres empreendedoras no Brasil. É essencial que elas estejam dentro das instituições e tenham representatividade”, conclui a presidente.

A única presidente de Federação no Brasil, e a segunda na história do País, Simone Leite, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), prestigiou o evento e acrescentou à discussão: “Uma mulher, quando sozinha, vê muitos obstáculos e poucas oportunidades. Em grupo, somos mais fortes e conseguimos nos visualizar vencedoras com mais facilidade”.

A metodologia do Empreender, que é utilizada como base das ações de desenvolvimento empresarial promovidas pelo grupo, foi citada pela presidente como um dos fatores que contribuem para os resultados do projeto.

O conselho está presente em 12 estados brasileiros, que são Acre, Roraima, Pará, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente, 4.260 empresárias estão envolvidas nas consultorias, capacitações e eventos promovidos em prol da qualificação das mulheres empresárias para a ocupação de cargos de liderança na política e na economia do Brasil.

Foto: Sandro DamascenoFoto: Sandro Damasceno

Em 2017, o Conselho conquistou o reconhecimento mundial do Internacional Chamber of Commerce (ICC), que tem sede em Paris. Durante o evento mundial World Chambers Congress, o projeto do CNME foi vencedor na categoria de Melhor Projeto Corporativo de Responsabilidade Social. Além disso, o Brasil foi escolhido como sede da 11ª edição do evento, em 2019.

Discussão técnica

Com o objetivo de alinhar as estratégias e as expectativas do grupo, a reunião teve a participação da presidente Neiva Kieling, da consultora Glauciele Werner, da diretora financeira, Rosana Marques, da diretora financeira adjunta, Michele Modelski, da diretora de projetos, Yêda Fernal Cunha, da diretora de Levantamento Estatístico e Geográfico, Denise Araújo, da diretora de Relações Institucionais, Nelma Setubal, e das vice-presidentes regionais do CNME no Centro Oeste, Andrea Basso, no Sudeste, Fádua Sleimam, no Sul, Rosangela Sonda, e na região Norte, Andrea Castro de Noronha.

A representante de cada região teve a oportunidade de dividir com o grupo os avanços obtidos, as dificuldades enfrentadas e os próximos passos a serem executados.

Por Joana de Albuquerque

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311