Imprensa
Sustentabilidade

Conselho Empresarial da Amazônia Legal define prioridades para a COP30

Reunião na sede da Confederação estabelece cronograma, discute sustentabilidade e reforça papel das empresas na agenda climática

19 de março de 2025 às 14:03

Fotos: Marcos Pixart

O Conselho Empresarial da Amazônia Legal realizou, nesta segunda-feira (18), na sede da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), encontro para definir estratégias e prioridades rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

O evento reunirá líderes globais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil para debater soluções para a crise climática. O encontro também marcará uma década do Acordo de Paris, com o desafio de impulsionar medidas concretas para mitigar a crise ambiental.

Durante a conversa, o coordenador do Conselho, Marco Kobayashi, diretor secretário da CACB, apresentou um cronograma de encontros presenciais ao longo de 2025, voltados às demandas dos estados que compõem a Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. Segundo ele, cada estado destacará suas prioridades, com suporte do Conselho para sua estruturação. Também foi ressaltada a necessidade de um corpo técnico especializado para auxiliar na formulação dessas propostas.

A sustentabilidade foi apontada como tema central, com ênfase nos bionegócios e nas práticas ESG. “Não há como falar de negócios sem considerar a sustentabilidade. A pressão global pela adoção de práticas ambientais cresce continuamente, inclusive nas empresas brasileiras”, afirmou Kobayashi.

Nos próximos meses, o grupo pretende fortalecer parcerias institucionais e contribuir para políticas de desenvolvimento sustentável. “Com suporte técnico, queremos consolidar alianças, revisar a Carta de Santarém e manter a COP30 como tema permanente, garantindo maior protagonismo para as empresas da Amazônia”, destacou o coordenador.

A Carta de Santarém reúne reivindicações para o desenvolvimento sustentável da região, incluindo subsídios energéticos para reduzir custos de produção, medidas de combate à criminalidade e melhorias na infraestrutura, como pavimentação e duplicação de rodovias estratégicas. O documento busca impulsionar políticas públicas que fomentem o crescimento econômico e social dos estados amazônicos. 

Para o conselheiro Cícero Noronha, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), a Carta precisa passar por alguns ajustes:  “É necessário uma atualização deste documento, que foi produzido em 2019. Precisamos considerar o atual cenário global, as novas inclinações comerciais e tecnológicas, sempre conciliando empreendedorismo e sustentabilidade, alinhados ao perfil da região e ao forte apelo da COP30”. 

Estiveram presentes também a presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabete Grunvald, o presidente da Faciet, Fabiano do Vale e o Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Mato Grosso, Rafael Furman.

O Conselho Empresarial da Amazônia Legal foi criado em 2023 para discutir políticas de investimento e infraestrutura na região, com o objetivo de impulsionar a economia da Amazônia.

Últimas Notícias

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos
Na mídia 25 de abril de 2025 às 17:26

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional
NA MÍDIA 24 de abril de 2025 às 16:20

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender
Oportunidade 24 de abril de 2025 às 09:57

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real
GASTO BRASIL 23 de abril de 2025 às 17:11

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense
Na mídia 23 de abril de 2025 às 10:24

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23) Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)
AVISO DE PAUTA 22 de abril de 2025 às 11:12

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel