1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CBMAE

Conima realiza I Encontro de Arbitragem e Mediação Trabalhista

CBMAE foi apoiadora do evento

29 de novembro de 2019 - 11:27

O Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima) promoveu na terça-feira, dia 19, em Brasília, o I Encontro Conima de Arbitragem e Mediação Trabalhista, que contou com a participação do ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho.

O ministro do TST participou do painel “Arbitragem: contexto, atualidade e perspectivas”, ao lado da presidente do Conima, Fernanda Levy, e do procurador do DF Alexandre Vitorino Silva.

Além deste, o evento apresentou outros quatro painéis: Mediação: contexto, atualidade e perspectivas; O funcionamento das Câmaras Trabalhistas: experiências e boas práticas; e Resolução de Conflitos 4.0 –  as novas relações de trabalho diante da liberdade econômica e o reconhecimento da autonomia privada do trabalhador. Neste último,  participaram o coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE), Eduardo Vieira, o advogado André Daher e o desembargador James Magno, do TRT-MA.

Para Eduardo Vieira, a reforma trabalhista deu maior liberdade à construção da relação entre trabalhador e empresa. Inclusive, oportunizou ao empregado e aos empregadores resolverem seus conflitos através da arbitragem. “Nesse sentido, o evento deixou clara a evolução da utilização de outros mecanismos, que são mais ágeis e menos onerosos do que o atual Judiciário”, destacou.

São Paulo

Seguindo no mesmo tema, a CBMAE promoveu na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) o evento “Oportunidades e Desafios na Mediação Trabalhista”, coordenado por Guilherme Giussani, com palestra ministrada por Regina Maria Vasconcelos Dubugras, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho de SP.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311