1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Jovens Empresários

Conaje promove pesquisa sobre o perfil do jovem empreendedor brasileiro

Levantamento da entidade identificará as características dos empresários e os desafios que enfrentam; participe até 15 de março

04 de fevereiro de 2020 - 11:54

A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) iniciou as mobilizações para a aplicação da pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro 2020. Desde 15 de janeiro entidade tem acionado a classe empresarial, além de associações, federações, sindicados e órgãos parceiros, para coletar os dados que integrarão o levantamento. O estudo acontece entre janeiro e março, com resultados divulgados no segundo semestre.

Além de traçar o perfil do jovem empreendedor brasileiro, a iniciativa identificará os principais desafios em nível nacional e estadual dos empresários. Em seguida, após a conclusão dos relatórios, os dados qualitativos serão disponibilizados para todos os interessados e as reivindicações identificadas enviadas aos órgãos ligados à economia e ao empreendedorismo, para que sejam estudadas e possam fortalecer o segmento.

“Obter uma análise profunda e atual deste nicho é benéfico para todos que estão inseridos no mercado. Inclusive, com os números e informações coletadas, é possível planejar estratégias econômicas para os próximos anos, assim como definir investimentos em curto, médio e longo prazo”, ressalta Bruno Naddeo, coordenador da pesquisa.

Para participar do levantamento, que é aberto e espontâneo, os empreendedores devem acessar o hotsite exclusivo da campanha – http://conaje.com.br/questionario – e entrar no link indicado na página. Os empresários ligados a associações, federações, sindicados e órgãos parceiros da Conaje também receberão o link e os materiais da análise diretamente por e-mail. As respostas podem ser enviadas até o dia 15 de março.

Desafios de 2018

Na última edição da pesquisa, em 2018, mais de cinco mil jovens empreendedores, com idades entre 18 a 39 anos, participaram do levantamento em todo o país. Na época, 65% dos empresários identificados eram homens e apenas 35% mulheres. Desse total, 73% possuíam ensino superior completo e atuavam nos setores de serviços (57,9%) e comércio (30,1%).

Na amostra, itens como carga tributária, burocracia e gestão foram apontados como os maiores desafios dos jovens empresários. “Em 2018, estávamos no período pré-eleitoral e, consequentemente, vivíamos o último ano do governo que assumiu após o processo de impeachment. Agora, em 2020, queremos saber se os desafios se alteraram e também como está o nível de confiança dos empreendedores”, revela Bruno Naddeo.

Fonte: Conaje

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311