1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / EMPREENDER

Competitivo: Novas propostas são selecionadas para esta edição

Empreender Competitivo 2017-2019 agora poderá beneficiar cerca de 70 projetos

09 de abril de 2018 - 09:40

Com o objetivo de fortalecer núcleos setoriais do Programa Empreender com mais de 18 meses de atuação ou em fase de autossustentabilidade, foi lançada a nova versão do Empreender Competitivo, pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae. Os recursos chegam a R$ 13.300.000,00, garantindo aos empresários nucleados apoio para desenvolver ações que visam a estimular a competitividade, por meio de consultoria para a melhoria dos processos, capacitação dos presidentes e funcionários, participação de visitas técnicas, certificações, participação em missões, marketing, estudo de mercado, entre outras atividades.

Para esta etapa, foram analisadas 245 propostas, por meio das Federações e Associações Comerciais, de setores como artesanato, automecânica, alimentação, comércio varejista, confecções, escolas, contabilidade, feirantes e pequenos produtores rurais, imobiliárias, informática, salões de beleza e cabeleireiros, tecnologia e inovação e turismo, além de projetos de mulheres empreendedoras e jovens empresários. Haviam sido aprovadas, inicialmente, 59 delas, em resultado divulgado no dia 20/12.

Mudanças

Entretanto, após a fase de ajustes das propostas, que terminou no último dia 6/4, algumas não atenderam às exigências e serão substituídas. Tendo em vista que não há valor máximo estipulado para a execução de cada projeto, com a liberação desses valores, referentes a 4 propostas, o recurso remanescente poderá ser aplicado para apoiar mais 13 projetos, que haviam obtido pontuação na faixa de seleção, mas não garantiam o atendimento mínimo a 10 empresas. Assim, mudou-se o critério e o atendimento deve envolver, pelo menos, 8 empresários em cada núcleo beneficiado.

O núcleo de Bares e Restaurantes de Camaçari, na Bahia, é um dos novos beneficiados e se manifestou positivamente sobre a oportunidade: “Estamos muito felizes com a aprovação do nosso projeto e agradecemos a chance de participar do Empreender Competitivo”, afirmou Celia Santana, da Acec. A coordenadora Empreender na Bahia, Herriette Cedraz, destacou o empenho e a dedicação do grupo: “Com alegria recebemos esta nova listagem, ao tempo que parabenizamos a ACE de Camaçari pela possibilidade e pelo desafio”.

O supervisor estadual Empreender na Facisc, Clóvis Vanderlei Consoli, confirmou o interesse na execução de mais 6 projetos em Santa Catarina, contemplados nesta nova chamada do Empreender Competitivo, entre eles um núcleo de feirantes e pequenos produtores rurais.

“O Competitivo oferece condições para o nucleado crescer mais rapidamente. Com as adequações, será possível contemplar mais propostas e envolver outros setores”, garante Carlos Rezende, coordenador executivo da CACB e coordenador nacional do Programa Empreender.

Novos projetos, novos prazos

As entidades interessadas que se manifestaram receberão o novo prazo para realizar os ajustes nas propostas. Caso não concordem com as alterações ou não cumpram as regras estipuladas para receber o apoio financeiro do programa, o recurso volta a ser liberado.

Serão atendidos núcleos da Bahia, de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Também foram recebidas propostas de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Por Katiuscia Sotomayor

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311